,

Sereia de Vidro

quinta-feira, setembro 10, 2015

Hoje vamos falar sobre a obra estreante do novo selo da Editora Bússola. O selo se chama Bússola Pocket e tem uma proposta muito bacana que se encaixa perfeitamente nesse mundo contemporâneo e com o cotidiano movimentado. Uma série de pocket livros (livros de bolso) que serão lançados periodicamente, com histórias curtas para serem lidas durante um trajeto ou em um momento de espera. O primeiro que eu recebi se chama Sereia de Vidro escrito pelo autor Marcelo Antinori.


Título: Sereia de Vidro
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola
Número de páginas: 72

Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece. Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo. Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. 


Como é um livro bem curto não tem como eu contar muitas coisas senão irei entregar muito da história. Mas com a sinopse já dá para termos uma boa ideia do que se trata a obra. Irei destacar principalmente o que achei sobre a escrita e a ideia do autor. Mas antes de tudo, estou torcendo bastante para que dê certo esse novo selo da editora, o formato é interessante e bem prático. Muitas pessoas se veem no terrível dilema de querer ler um livro mas não ter o tempo necessário, e com essa coleção podemos conferir uma história completa - início, meio e fim - em poucas horas. 

Sereia de Vidro se passa em São Paulo e é bem próximo da realidade, o que dá um ar bem especial para o livro. O autor consegue jogar fatos no início, que serão bem costurados e farão todo sentido no final da obra. A escrita do Marcelo é bem cativante, possui um ritmo bom e é bem simples de ler, o que deixa a leitura ainda mais rápida.


"...lembre-se que nem toda luta se vence através da força." (p. 30)



Com fatos instigantes, você fica bem curioso para chegar o final que é bem surpreendente. Acho que o que mais me conquistou nesse livro foi a simplicidade no qual ele é desenvolvido e também por ir direto ao assunto, não fazendo voltas e voltas que não acrescentam nada a história. Mesmo que o livro tenha sido escrito na simplicidade, a história é bem complexa e por isso achei que merecia algumas - 5 ou 10 - páginas a mais para que o final ficasse melhor finalizado. Não que tenha ficado ruim, muito pelo contrário, na verdade gostei tanto que fiquei com anseio de mais detalhes. 


Agora fico na espera pela sequência que promete ser tão boa quanto o livro de estreia. O Marcelo Antinori deu uma entrevista para TV Cultura contando um pouquinho do novo projeto, e você pode assistir clicando aqui. Espero que vocês tenham gostado da dica, vi que alguns outros blogs também gostaram bastante da obra, meu exemplar não veio autografado (carinha triste haha) mas está bem guardado por aqui. Até a próxima!


Avaliação:


Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.