, , , ,

Blogando sobre: "História" ou "Estória"

sexta-feira, agosto 22, 2014

     Como vocês já conhecem a coluna "Blogando sobre..." onde eu venho de uma forma mais descontraída falar sobre determinado assunto indicado, ou não, por vocês. Hoje vou falar de uma coisa que sempre me deixou na dúvida na hora de escrever resenhas. Então se você blogueiro, ou até mesmo leitor quer entender o sentido e diferenças das palavras "História" e "Estória" continue lendo o post.


        Nunca concordei, e ainda não concordo com a palavra "estória". Sei que muitos blogueiros agora vão descordar de mim, mas sinceramente acho uma palavra desnecessária e que foi criada para causar mais confusão na vida de quem está estudando o português. Fazendo uma rápida pesquisa na internet e com alguns professores, descobri que algumas pessoas usam a palavra ESTÓRIA quando se refere a narração de fatos fictícios ou fatos não comprovados, e a palavra HISTÓRIA tanto para a disciplina que estudamos na escola quanto para fatos que realmente aconteceram.

          Mais o por quê disso, alguém sabe? Muitos pensam que antigamente se diziam "estória" e depois mudou para "história", porém isso foi comprovado que não é verdade. Pois a palavra "história" é bem mais antiga do que a outra. Creio eu que seja querendo fazer uma copia do inglês, pois ao estudar inglês aprendi que History é usado para a disciplina e fatos comprovados e Story é usado para ficção e afins.

           Para o post não fica muito extenso vou logo finalizando. De acordo com os etimologistas o mais indicado seria usar a palavra HISTÓRIA para se referir à ambos assuntos (ficção ou não). Você pode encontrar esta dica também no dicionário Aurélio 4ª Ed:

"Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções".
 
      Espero que o post tenha ajudado aos diversos blogueiros, escritores e também leitores que acompanham meu blog e tinham dúvidas a respeito deste assunto. Quero que o tema continue sendo debatido nos comentários. Qual você acha ser o correto a se escrever? Você concorda que deve existir as duas palavras?

Resumindo o que quis dizer com o post:

- Hoje vamos estudar História.
- Eu li sobre a história dos Estados Unidos.
- Vou contar uma estória história sobre unicórnios. 

Abraços e até a próxima!

Você também poderá gostar:

50 comentários

  1. Acredito que não dificulte em nada pra quem estudo português saber a diferença de História e Estória o problema mesmo é que hoje em dia não se usa Estória, e não adaptaram ainda e a palavra está ai em desuso. Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dificultaria para mim. Porém tem pessoas que iriam confundir e tal...

      Excluir
  2. Como professor de português, aprovei sua postagem. rs
    Gostei da sua iniciativa de tirar as dúvidas de outros blogueiros. Parabéns.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  3. Não acho que dificulte pra escrever, pois acredito que quem se interessa por escrever sabe a diferença. O que me irrita profundamente é quando alguém que sabe essa diferença opta por usar a palavra estória e vem alguém (burro, idiota e ignorante) e diz: - Corrige aí, vc escreveu "estória"
    Acredito ser isso que mais me incomoda.

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, fiz o post pois realmente muitas pessoas não sabem a diferença né?

      Excluir
  4. Como disseram aí em cima, a palavra está em desuso. Não a acho 'agradável', e prefiro usar história em todos os casos hehehe

    Beijos

    http://livrelevelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe!
    Adorei o seu post, mas só gostaria de fazer uma pequena correção. Diferente do que você falou, de acordo com Houaiss, o melhor dicionário brasileiro, a palavra "estória" teve seu primeiro registro no século 13, enquanto que "história" só foi ser registrada no século 14, ou seja 100 anos depois. A origem da palavra "estória" é ainda uma incógnita, mas muitos linguistas acreditam que ela derive - assim como story - , do francês arcaico storie que data do ano 1105.
    O uso da palavra pode até ter caído em desuso, mas não por falta de credenciais literárias, afinal Guimarães Rosa, no ano de 1962 publicou um livro cujo título é "Primeiras Estórias".
    Como tanto "história" quanto "estória" são termos aceitos, cabe a cada um escolher a melhor forma de se expressar.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a ler estas informações também Jéssica, porém como nada é totalmente concreto são considerado hipóteses. Fica ai duas versões da origem da palavra hahaha

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Eu também não concordo com estória, sempre achei estranho e nunca usei. Não importa o que aconteça, continuarei usando história...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lembro que uns anos atrás eu comecei a reparar em "estória" e "história", e minha mãe me explicou a diferença. Aí eu vi em vários blogs, (e até livros escolares!), história com H em todos os casos, aí fiquei confusa e fui perguntar para minha professora de português. Ela me explicou os casos, como minha mãe havia me explicado uns anos atrás, mas disse que o EStória entrou em desuso, então tanto faz.
    Ótima postagem! O blog aqui é incrível tô seguindo ô/
    xx ♥ Clique aqui e participe do sorteio!
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falei tanto e não disse qual eu uso, UAHGTDGVBHSNAKMSDOAIJDHU. Uso o história para os dois casos, exceto História com H maiúsculo.

      Excluir
    2. Sim, História maiúsculo para a disciplina né? O mais interessante é que também é correto usar 'história' em minúsculo neste caso hahaha.

      Excluir
  8. Super válido esse post, Filipe! Também sempre achei estranho ver alguém escrever "estória", pois aprendi ainda no primário que essa palavra não existe. Que a diferença seria entre História (disciplina) e história (real ou fictícia), como você explicou tão bem. Ótimo post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Filipe!
    Essa coluna é super interessante!
    Eu também não sou chegada em usar "estória". A própria sonoridade da palavra já me desagrada hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Ei Filipe! Achei super interessante vc abordar essa assunto no blog! É realmente polêmico o uso da palavra estória, e gera muita confução nos leitores, e também nos blogueiros e escritores.
    Eu tenho costume de usar a palavra estória nos meus posts quando quero falar sobre algo fictício, mas levei algum tempo para me acostumar a usa-la. ;)
    Gostei muito dessa nova coluna que vc está fazendo!

    beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a tentar implantar isto uma vez, mas não deu muito certo hahaha

      Excluir
  11. Eu realmente sempre fiquei confusa, e nunca entendi o porque das duas palavras, quer dizer 'não podemos usar uma palavra pra outros significados também'? Então toda vez que eu via na resenha de alguém a palavra "estória" eu me perguntava que quem estava errada era eu porque eu uso a palavra "história" pra tudo, então...Obrigada por matar uma dúvida.

    Da uma passadinha no meu blog e se gostar siga, obrigada de qualquer forma
    http://livroseplaylists.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha essa ideia que copiamos os ingleses nas palavras "history" e "story". Adorei você ter falado sobre esse assunto no post!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  13. Adorei a postagem, muito interessante! Observando vários textos na internet, reparei mesmo nisso, que existem as duas palavras. Mas é bom saber que "história" é indicado para os dois sentidos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua iniciativa! Não condeno que utiliza 'estória', mas na minha época de colégio já aprendi sendo 'história' para ambos os casos, portanto não utilizo a primeira forma.
    Parabéns Filipe!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Filipe!

    Puxa, que dica ótima!
    Eu sempre ficava em dúvida, mas nunca me lembrava de ir pesquisar e tudo mais. Essa sua coluna vai ajudar muito ainda... Agora eu sei que posso usar história sem medo hahaha Obrigaaaaaaada!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Fico feliz que o post te ajudou de certa forma.

      Excluir
  16. Oiii!!!! Também não curto a palavra estória. Fico com a sensação de q está errado, mesmo a palavra sendo utilizada. Gosto mais de história. Mas quando acho q alguém vai condenar, ainda uso outras palavras. tramas, dramas, essas coisas. hehehhe
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa escapatória usar palavras sinônimas ou parecidas. Ótima dica!

      Excluir
  17. Obrigada por esse post!!!

    Eu sou contra o estória, acho que tem que ser história tbm.
    Sempre que leio alguém escrevendo estória, fico naãããão! HAHAHAH

    Adorei o post.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Eu confesso que acho "estória" uma palavra ultrapassada, por mais que esteja certo eu não consigo enxergar dessa forma.
    Mas adorei o post, bem esclarecedor.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Filipe.
    Adorei o post, mas confesso que assim como a Inês, acho estória uma palavra ultrapassada. Sempre uso, história mesmo. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Filipe!

    Adorei o post! Sempre usei história mesmo. Acho a palavra estória um pouco estranha! rsrs

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Pois é, eu já caracterizo história para tudo e nem penso mais na estória para nada. Não adianta em nada confundir a cabeça com coisas desnecessárias mesmo. Muito bom seu post!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Filipe,

    Nossa, que legal a ideia desse post. Eu conheço as duas palavras, e até já empreguei algumas vezes "estória" para me referir a ficção, mas agora irei bani-la de meu vocabulário, afinal com as definições vistas aqui, acho desnecessário o emprego dessa variação. Parabéns pelo post, realmente de utilidade pública, hehehe.

    Abraços!

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha te ajudado hahaha

      Excluir
  23. Oii, passando para conhecer seu cantinho, adorei e ja estou participando, boas leituras, :D
    Da uma passadinha la no meu, se gostar e puder participar e deixar seu recadinho fico muito feliz,
    www.moradadolivro.blogspot.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Filipe! Tudo bem? Antes mesmo de ter criado o blog, eu já usava o termo "estória" para designar narrações ficcionais e "História" para a disciplina e fatos verídicos, aprendi na escola a fazer isso e foi difícil largar o hábito. De qualquer maneira, concordo com você, essa distinção só é mais uma regrinha que não contribui em nada para a língua, tanto que hoje aceita-se "história" para ambas as definições sem nenhum problema ou peso na consciência. Curti esse post! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Felipe!
    adorei o post!
    eu nao ligo muito para usar um ou o outro! para mim, dando para entender não importa o termo.
    mas fiquei curiosa e fui buscar um dicionário etimológico!
    e as duas palavras tem origens diferentes, História vem do grego que significa "Narrativa Registro" e a Estória vem mesmo do inglês!
    adorei o post!
    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.