, , ,

Ressaca Literária: Como evitar ou sair de uma?

segunda-feira, julho 01, 2013

Um tempo atrás eu procurei no Google sobre dicas para evitar ou para acabar com a ressaca literária e não encontrei nenhum artigo relacionado. Então desci eu mesmo dar umas pesquisada e escrever sobre isso!




Para começar: O que é uma ressaca literária?

Um ressaca literária é a incapacidade de começar uma nova leitura, ou até mesmo terminar uma leitura já começada. Essa é a explicação mais simples que poderia obter.
               _____________________________________________________

Continuando: Como e porque entro em uma ressaca literária?
Há diversos motivos que fazem com que você caia na maldita ressaca literária, vou citar os mais frequentes:
  • Estresse
  • Problemas no trabalho
  • Acúmulo de trabalhos escolares
  • Um livro te prendeu tanto, que você não consegue sair daquele universo e começar outro livro.
  • Cansaço físico e emocional
Bom esses são alguns motivos, mas há vários outros que se eu fosse ficar citando aqui ninguém ia ter paciência para ler. E hoje estou aqui para tentar ajudar a vocês que querem EVITAR ou então SAIR de uma ressaca literária. São seis dicas básicas que com certeza te ajudaram muito, vamos lá:



#DICA 1:  Leia por prazer
Gente esta é uma dica boba, porém muitas pessoas caem neste erro e insistem cair várias vezes. Se você gosta de romance, para que vai ler um livro de ação? A não ser que seja um caso específico, como um trabalho escolar e tudo mais. Porém esse erro é o causador de muita ressaca literária por ai. Se você não gosta do gênero daquele livro, com certeza será mais difícil de conclui-lo.


#DICA 2: Não force a barra
Se você começou a ler um livro, e não esta gostando: PARE! Forçar uma história deixará seu cérebro cansado, não aguentando novas leituras. Os livros devem ser uma forma de se divertir, e não uma forma de se cansar! Dê uma pausa daquele livro que esta achando meio "paradão" e depois de algumas semanas quem sabe você volta e termina de lê-lo? Descansar de alguns livros as vezes faz bem!


#DICA 3: Leia resenhas
Resenha é uma ótima forma de chamar sua atenção para qualquer que seja a coisa: um livro, um filme, uma série televisiva e etc. Se você não está gostando daquele livro, leia algumas resenhas sobre ele. Muitos blogueiros irá apresentar argumentos fortes o bastante que fará com que você anime e volte a leitura.


#DICA 4: Leia livros menores
Livros gigantes, muito das vezes é cansativo mesmo se a história for ótima. Vamos supor que você leia Harry Potter, todos os livros em sequencia, mesmo sendo ótimos livros, você estará correndo um sério risco de não conseguir sair do mundo de Harry Potter para começar uma nova leitura. Falando aqui vocês acham bobo, mas quando acontecer com vocês, verão que uma ressaca literária não é tão simples como parece.
Caso queira ler um livro grande ou uma série, procure ler outros livros menores juntos. Pesquisas indicam que ler mais de um livro por vez melhora a memória das pessoas, e não fará com que você fique tão preso na história à ponto de não conseguir sair mais. 


#DICA 5: Converse sobre o livro com pessoas diferentes
Esta dica é muito importante. Conversar, discutir e conhecer opiniões de outras pessoas sobre a obra que você está lendo fará com que seu interesse por tal livro aumente. Ao conversar com as pessoas você verá o livro com outros olhos, ver outros pontos positivos e até mesmo se interessar por coisas que você não tinha reparado dentro do livro. Eu uso muito o SKOOB para isso, ao entrar no perfil de um livro, você pode ler a opinião de várias pessoas sobre ele, e também tem os grupos que é o lugar perfeito para uma discussão sobre determinado livro.

#DICA 6: Faça coisas diferentes
Todos concordam comigo que o mundo da leitura é muito bom né? Mas as vezes isso pode cansar nosso cérebro resultando nesta incapacidade de ler um livro. Então façam coisas diferentes: pratique esportes, ouça músicas bacanas, saia com os amigos, assistam filmes e séries, vá ao teatro, ao cinema, fique na internet e depois disso você conseguirá ter uma leitura muito mais tranquila.

Então é isso pessoal, espero que eu tenha ajudado a vocês a saírem ou a prevenirem uma Ressaca Literária. Demorei um pouquinho para fazer estas dicas, então elas precisam ser lidas! Divulgue para um amigo, ou para leitores que você conheça, poste no facebook e podem até postar em seu blog (claro, deixando os créditos). Conto com a ajuda de todos, fiquem com Deus!

Você também poderá gostar:

8 comentários

  1. Cara... tou numa ressaca literária que vc nem faz ideia, hauhua.
    Li feito uma louca esse ano, mas chegou junho e bateu a fraqueza. Mas realmente estou num período de muito estresse e isso afetou bastante minhas leituras. Engraçado que eu tou mantendo o número de livros por mês (em torno de dez! nunca tinha conseguido isso na vida depois da infância, haha), o negócio é que começo um monte de livros e não termino. É isso, demoro mais a encontrar a próxima leitura.
    Claro que o Chuck Palahniuk ajudou nisso, fico procurando livros como os dele...
    Muito legal o post e obrigada pelo comentário no blog! :D
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu que agradeço pela visita. Segue o blog para ficar por dentro das novidades? Vlw.

      Olha eu tenho um sério problema em começar livros e não terminar também. É muita coisa que quero ler e não tenho tempo suficiente, ai eu leio um pedacinho de cada só pra matar a vontade. ahahha

      Quais livros do Chuck Palahniuk que você já leu? :/

      Abraços!

      Excluir
    2. Seguindo \o obrigada por seguir tbm
      eu li todos que consegui encontrar em Curitiba hauhua só não comprei o Condenada ainda. Li Snuff, No Sufoco, Assombro, Sobrevivente e Clube da Luta. E quero maaaaaaais!! Chuck é muito viciante <3

      Excluir
    3. hahahaha preciso ler alguma coisa dele então!
      Vou procurar nas livrarias da minha cidade.

      Excluir
  2. Oi, Filipe! :)
    De vez em quando me acontece essa maldita, e sempre pelo mesmo motivo: "Um livro te prendeu tanto, que você não consegue sair daquele universo e começar outro livro."
    Eu adorei esse post e suas dicas. :D
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, estou lendo a série de livros Percy Jackson, estou no segundo e com medo de entrar na maldita ressaca. HAHAHA

      Bjs, obrigado pela visitinha!

      Excluir
  3. Olá Filipe!! já postei lá no facebook essas dicas, que são ótimas!! Parabéns por ter feito o post! Ele ajudou, com certeza!
    O link da page - https://www.facebook.com/pages/Afins-e-Livros/173421949484561

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado. Que bom que te ajudou!
      E obrigado por postar lá.
      Esse post pode ajudar muitas pessoas com esse problema, basta indicarem este artigo para outras pessoas.

      Abraços

      Excluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.