, ,

O massacre em Orlando e alguns livros para aceitarmos a diversidade do mundo

terça-feira, junho 14, 2016


Sinceramente, é muito triste ter que escrever sobre isso em pleno século XXI, onde as pessoas deveriam ser muito mais tolerantes já que temos um enorme acesso ao conhecimento. Enfim, no último domingo ocorreu um massacre numa boate LGBT em Orlando, que acabou se concretizando como o maior tiroteio em massa da história recente dos Estados Unidos. Entretanto, no momento que estou escrevendo esse post, não temos muitas informações divulgadas. Há suspeitas de que o crime tenha ligação com o Estado Islâmico (EI), já que o assassino fez uma ligação antes do atentado jurando fidelidade ao EI. Mesmo que tenha ou não essa ligação, não podemos negar que esse massacre foi contra a humanidade, os avanços sociais e conquistas da diversidade. Pensando nisso, resolvi separar alguns livros que abordam essa temática LGBT de uma maneira simples e divertida e acho que vocês vão curtir.


Mulheres que não sabem chorar
Lílian Farias
Minha amiga e blogueira Lílian foi muito feliz ao escrever esse livro que trata de alguns tabus que não deveriam mais existir em nossa sociedade. Eu inclusive já fiz uma entrevista com ela, mas ainda não saiu no blog pois estou pensando em algo mais especial e mais bem bolado... mas um dia ainda irá sair haha.

"Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado."




Dois garotos se beijando
David Levithan

Mais um livro do David que é destacado por desenvolver muito bem esse estilo literário. O legal é que o livro não discute apenas a sexualidade como também identidade de gênero.

"Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso."





Will & Will - Um nome, um destino
John Green e David Levithan
Outro livro incrível, com uma história incrível e escrito por pessoas incríveis, é Will & Will. Para vocês terem uma ideia, dois dos autores mais populares da atualidade se juntam para escrever uma obra juntos, só poderia sair algo bem marcante.

"Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio."




Não existe amor errado
Aharom Avelino
Mais um livro nacional que é bem conhecido por se tratar desse universo LGBT. A história se passa ainda no ensino médio, tempo de descobertas e onde o preconceito é consolidado, ou seja, onde ele precisa ser quebrado. 
"A escola pode ser um lugar complicado para qualquer adolescente, mas para um adolescente gay, ela pode ser ainda pior. Nando, Lipe, Caio e Júlia são quatro amigos que estão concluindo o ensino médio e precisam aprender a lidar com o preconceito, o julgamento e a agressividade dos outros alunos. Com coragem, amizade e, às vezes, muito humor, eles acabam descobrindo a 'dor e a delícia' de ser quem são. Mas, e se em meio a tudo isso, um deles se apaixonar pelo garoto mais gato da escola? E se esse garoto for heterossexual? Será que, no amor, vale tudo? Será que realmente não existe amor errado?"



Amor entre meninas
Shirley Souza

"A adolescência é uma idade muito complicada. Nesse período surge uma série de dúvidas sobre sexo. Será que sou homossexual porque achei aquela menina bonita? Será que estou sentindo algo diferente? Amor entre meninas toca no assunto com uma abordagem leve e dinâmica, tirando dúvidas e desmistificando certos tabus que levam ao preconceito. Com perguntas e respostas, depoimentos de meninas mais velhas e curiosidades, a autora Shirley Souza trata do amor entre iguais, destacando desde a possibilidade de experimentação, de autoconhecimento e de identificação como parte do desenvolvimento pessoal até conflitos associados aos desejos, sentimentos e emoções decorrentes da relação entre meninas."




O terceiro travesseiro
Nelson Luiz de Carvalho

E para finalizar resolvi escolher mais um livro nacional que trata do assunto no cotidiano, e tem um título/capa bem chamativo.

"Este livro busca contar a história de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece."





Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.