,

5 Dicas para você ler mais e aproveitar o máximo!

quarta-feira, dezembro 02, 2015


Tentado fugir um pouco da rotina de resenhas, busquei um assunto bem interessante para tratar hoje com vocês. Vou dar algumas dicas de como acelerar o ritmo de leitura e ainda aproveitar o máximo seus livros. Tais dicas funcionam comigo e provavelmente vão dar certo com vocês também.

Sempre tenha um bom livro (ou vários) nas mãos.
Para que tenhamos uma boa leitura, dependemos de uma variedade de livros para que possamos escolher aquele que mais de encaixa com momento em que estamos passando. Você não precisa gastar rios de dinheiro para ter várias opções de livros, vá a biblioteca pública de sua cidade e se divirta! É tem ter livros de diversificados assuntos e gêneros, desde terror até romances. 



Crie uma lista de próximas leituras
Saber organizar as próximas leituras é extremamente essencial para manter o foco nos livros. Se você tem dificuldade em criar uma lista de próximas leituras, visite vários blogs e pegue dicas de livros. Por exemplo, semanalmente posto resenhas aqui no blog sobre diferentes tipos de obras, caso se interesse por alguma, você pode adicionar em sua listinha. Eu prefiro o modo tradicional, anotando tudo em um papel, mas há também alternativas digitais como o Skoob e o Goodreads.


Faça maratonas ou programe seu tempo de leitura
Ter uma meta é um dos passos mais importantes para aumentar seu ritmo de leitura. Quando se reserva um determinado tempo para leitura, você consegue desenvolver melhor a história sem grandes interrupções. Costumo separar uma hora do meu dia para leitura, e isso faz com que eu leia um bom número de páginas. Outra coisa bem legal são as maratonas organizadas pelos blogs, onde várias pessoas se juntam para ler mais do que leria normalmente, e ainda costuma rolar sorteio de brindes para quem cumprir as metas. Sempre que eu vejo essas maratonas legais estou compartilhando aqui no blog ou em nossa página do facebook.

Se você está odiando a leitura, pare imediatamente.
Eu tenho um grande problema, quase um TOC, com livros não terminados. Eu realmente não gosto de deixar leituras pelas metades, mas já reparei que isso me prejudica muito. Fico insistindo com livro que não estou gostando, e com isso acabo demorando mais para a leitura, ficando entediado e sem vontade de ler mais nada. Recentemente estou tentando fazer diferente, e está funcionando legal, pois estou lendo somente coisas que me agradam e sem forçar a barra.



Leia o que você gosta, e não se sinta culpado por isso.
Se você gosta de aventura, por qual motivo vai ler um livro de terror? Muitas pessoas defendem o ponto que devemos experimentar de todos os tipos de leitura, e é até bem interessante. Porém, se você quer se divertir, faça da leitura um momento só seu, e leia aquilo que você realmente agrade. Você pode até experimentar outras coisas, uma vez ou outra, mas normalmente leia aquilo que te interessa.

Espero que essas dicas funcionem com vocês assim como estão dando muito certo comigo.

Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Parceiros

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.