, ,

Cartas para você

terça-feira, janeiro 19, 2016

Livro: Cartas para você
Autor: Duda Razzera
Editora: Novo Século
Páginas: 215
Edição: 1ª edição
Ano: 2014

Sinopse:
A história retrata a vida de Georgia Castro, uma menina mulher em seus vinte e dois anos que acabou de perder o pai. Inconformada com a morte de seu pai - e também melhor amigo, Georgia entra em depressão. Sua psicóloga aconselha-a a escrever para o seu pai ou manter um diário pois Georgia gosta muito de escrever. A partir daí, Georgia começa a escrever cartas para a Aceitação, pedindo para que ela bate à sua porta. As cartas são uma espécie de diário e Georgia trata a Aceitação como sua confidente. Ela conta sobre a história de amor de seus pais, sobre a história de sua família, o falecimento de seu pai e as intrigas em família que decorreram do falecimento. Além da questão familiar e do processo de luto, Georgia também desabafa sobre sua vida amorosa, pois o cara de quem gostava não quis mais ficar com ela após a morte de seu pai. Com mais essa perda, ela começa a lembrar do péssimo ex-namorado que marcou muito a vida dela e da sucessão de casos amorosos mal sucedidos depois dele. Tentando seguir a vida, Georgia termina a faculdade de Economia e conta sobre a formatura, o primeiro emprego, suas saídas com os amigos e novos amores. Basicamente, Cartas para você conta o processo de superação da morte de seu pai, sobre amadurecer e confiar em si mesma para tomar as decisões e acima de tudo, voltar a viver mesmo sentindo saudade.

Escolhi Cartas para você para ser a primeira resenha do ano por diversos motivos. Um deles, é por ser uma literatura nacional, e como vocês já sabem, estou sempre valorizando e enaltecendo livros dessa categoria, pois em nosso país existem tantas obras maravilhosas que precisam ser lidas. Outro fator, foi que passei por uma situação, recentemente, bem parecida com a trama do livro. Sendo assim, escrever sobre é uma forma de desabafar.

O livro consegue me prender desde o início, já quando a protagonista chamada Georgia nos conta sobre seu amor por "As vantagens de ser invisível" - que coincidentemente é meu livro favorito da vida. Há também várias outras referências e/ou citações no livro que não posso deixar de falar, como Clarice Lispector, Voldemort (Harry Potter) e até mesmo Renato Russo.

www
Como se trata de um livro escrito em primeira pessoa, sentimos diretamente tudo que está ocorrendo com a protagonista. No caso de Georgia, ela está transtornada com sua perda, e fica se lamentando por capítulos e capítulos... e quando começa a ficar cansativo, podemos notar o início de superação, que é trabalhado durante o restante do livro. Não irei dizer que no final a personagem estará totalmente renovada e superada, já que a busca pela "Aceitação" não é fácil para ninguém.

Enfim, é um livro bem dramático e que te faz querer ser amigo de Georgia para poder ajudá-la nesse momento tão difícil. Durante a leitura ficava o tempo todo querendo estar lá, para dizer o que ela devia fazer, ou apenas alguns conselhos. Com um ritmo lento, Cartas para você irá agradar principalmente amantes de uma leitura tranquila e que busca uma superação, uma nova fase de vida. 


Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.