, ,

A Playlist de Hayden

sábado, julho 04, 2015


Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Selo: Novo Conceito
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 288
Comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Sinopse:
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Hoje vamos conversar um pouquinho sobre um livro que teve uma incrível divulgação pela blogosfera. Lançamento deste ano pela Novo Conceito, A playlist de Hayden é um livro que envolve drama, amor e tanto mistério que você não consegue parar de ler para descobrir o final. No começo do livro atravessamos as páginas com o coração na mão, pois acompanhamos uma fase bem difícil da vida de Sam (nosso personagem principal). Ele acaba de perder seu melhor amigo - Hayden - de uma forma tão cruel que, nós leitores, nos sensibilizamos com a fase pós-traumática em que o personagem está passando. Felizmente, esse climão pesado não se estende muito durante o livro, pois Sam logo conhece Astrid, uma incrível garota que conquista seu coração.


Sobre a playlist
Não vou negar que o que mais me chamou atenção neste livro foi a playlist. A editora conseguiu fazer uma incrível divulgação em cima disso, criando até mesmo um site - www.aplaylistdeHayden.com.br -  no qual você pode entrar e ouvir todas as músicas que Hayden deixou para seu amigo Sam. Voltando para a história, a playlist está sim presente em todo o enredo porém de uma forma mais subjetiva. Tanto que no final eu esperava que Sam desvendasse o motivo de cada música estar ali, mas não é bem o que acontece. 

A obra de Michelle Falkoff funciona muito bem como um veículo de reflexão, e somos levados a pensar durante toda a leitura até que ponto "brincadeiras inofensivas" são realmente inofensivas. Temos que tomar cuidado com o tipo de brincadeira que fazemos com os outros, pois a brincadeira e o bullying estão separados por uma linha tênue. O bullying é uma tema sério, e em A playlist de Hayden podemos ver a que ponto as vítimas podem chegar. Mesmo sendo uma trama bem pesada, acho que seria bem bacana trabalhar com a história de Hayden nas escolas e tentar passar algumas informações de forma mais subjetiva para os alunos. 


Com o passar das páginas, mais exatamente depois da metade do livro, a história fica ainda mais misteriosa.  Vão acontecendo coisas que Sam não sabe explicar como ou quem, e o leitor fica ainda mais na expectativa para o final. Por ser um livro jovem, acho que faltou um pouco de alivio cômico para quebrar um pouco a tensão criada pelos fatos, porém isso é um pouco irrelevante quando a história é realmente boa. Mas infelizmente a autora não conseguiu fechar sua obra com chave de ouro, sendo assim, ela deixou vários pontos abertos ou mal fechados. A história foi muito bem elaborada, mas parece que finalizada as pressas.

Se você gostou deste livro poderá gostar também de:
As vantagens de ser invisível - Envolve um adolescente passando bom um momento pós-traumático.
Extraordinário - Também fala sobre o bullying .
A mais pura verdade - Uma leitura simples e emocionante.

Contudo, é um excelente livro para ficar em sua companhia num fim de semana. Gostei muito de ter realizado a leitura, é um dos meus gêneros literários preferido, e indico bastante a obra. E antes que eu me esqueça, vá logo ouvir esta playlist pois é incrível e conheci várias músicas novas.


AVALIAÇÃO: 4/5



Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.