, , ,

Resenha: Os Contos de Beedle o Bardo

segunda-feira, julho 22, 2013

O livro de hoje é bem famoso no mundo de Harry Potter. Com certeza todos os fãs do bruxinho, já leu ou pretende ler este livro, que é um clássico no universo mágico criado por J.K. Rowling. Eu já havia lido este livro, mas resolvi reler para fazer uma resenha aqui para vocês.

Livro: Os Contos de Beedle, o Bardo
Autor: J.K Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 107
Nota: 4/5

Sinopse: 
O livro, que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter - que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios, e foi traduzida para 65 idiomas.

J. K. Rowling escreve neste livro quatro histórias inéditas, e a quinta já era conhecida por quem leu "Harry Potter e As Relíquias da Morte". Esses contos são famosos e lidos por todas as crianças bruxas. As crianças do nosso mundo estão acostumadas com histórias como "A Branca de Neve e os Sete Anões", "Os três porquinhos", "Cinderela". Já as crianças nascidas no mundo mágicos são acostumadas com os contos que vem neste livro.

Eu achei muito bacana, que neste livro podemos matar a saudade de Dumbledore, logo após cada história, ele deixa um breve comentário e algumas explicações. Harry Potter não é citado hora nenhuma neste livro, o que eu achei uma pena (hahahaha). Logo no inicio do livro, descobrimos que Hermione Granger traduziu este livro das runas antigas, pois ela era "a bruxa mais inteligente para sua idade".

Com este livro, podemos perceber que nem tudo pode ser resolvido apenas com magia. A inteligencia, o amor, a tolerância e outras virtudes são armas poderosas para enfrentar alguns problemas. Abaixo vou deixar o nome de todos os contos e também um breve comentário.

O Bruxo e o Caldeirão Saltitante 
Na minha opinião, este conto é mais fraco de todos os cinco. Não que ele seja mal escrito ou algo do tipo, é porque sua história é simples e não tem um final surpreendente como encontramos nos outros contos. O principal valor que este conto passa para seus leitores, é que devemos ter respeito e também devemos ajudar as pessoas por mais que elas sejam diferentes de você (no caso dessa história, as pessoas diferentes eram "trouxas", ou seja, não eram bruxos).

A Fonte da Sorte
Gostei muito desta história. Mesmo não sendo o melhor conto de todos, tem um final surpreendente e deixa um grande espaço aberto para reflexão. Três bruxas com seus problemas e preocupações enfrentam obstáculos para chegar até a fonte e se banhar! Vou parar de contar por aqui, pois acontece uma coisa muito legal e não quero dar spoiler.

O Coração Peludo do Mago
Este é o conto, digamos "mais sangrento" de todos (muhahaha). O Mago desta história, tinha no pensamento que a paixão afeta o conforto e a sua segurança. Ele vê o amor como uma humilhação, um desperdício dos recursos materiais e emocionais de uma pessoa, uma fraqueza. Esse conto fazia muitas crianças bruxas terem pesadelos, só lendo para saber porque (rsrsrs).

Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante
Na minha opinião é o mais legal de todos. Tem um final feliz e engraçado. A velha bruxa Babbitty usa não só de sua magia, mas também de sua inteligencia para escapar de um problema. Neste conto podemos perceber claramente a atuação do ditado popular "Mentira tem perna curta". Pois o mentiroso da história é desmascarado rapidamente.

O Conto dos Três Irmãos
Este conto é muito legal, já conhecia então não foi muito uma "novidade". Novamente J.K.Rowling nos mostra que a magia ou o poder não pode resolver tudo, que a inteligencia é muito valiosa. O irmão mais novo usou a inteligencia para escapar da morte durante muito tempo, e depois ele a acolheu como uma velha amiga. Este conto tem uma grande importância dentro da história de Harry Potter, pois conta a história das Relíquias da Morte.

Os comentários de Dumbledore são muito valiosos, ainda mais pra quem é fã da série Harry Potter. Pelos comentários, Dumbledore explica muitos termos que, talvez tenha ficado vago nos sete primeiros livros. Como a história dos animagos, de algumas leis do Ministério da Magia, e também sobre a relação entre bruxos e trouxas. Uma coisa que eu não poderia esquecer de citar é o talento da J.K Rowling para desenhos. As ilustrações deste livro são simples, porém estão muito bem feitas! Além de ótima escritora, é também uma ótima desenhista!

Nossa, acho que estou falando demais! Um livro pequeno desse, resultando em uma enorme resenha (hahaha). Finalizando, para vocês que não sabem, parte do dinheiro arrecadado por este livro, foi doado para uma associação que ajuda milhões de crianças na Europa, a Children's High Level Group. Então para você que é fã, ou que acompanhou a história de Harry Potter, corre e vá ler este livro, vocês vão gostar muito. Para quem não sabe nada sobre o mundo mágico, infelizmente não irá compreender 100% deste livro. Abraços!

Você também poderá gostar:

18 comentários

  1. Não vejo a hora de ler esse livro! Parece ser bem legal, mas tenho que ler todos os livros de HP, né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara se você conhece as histórias de Harry Potter, ou viu o filme. Pode ler, que você vai gostar.

      Excluir
  2. Eu nunca tinha visto esse livro do Harry Potter.
    Mas eu sempre gostei muito das obras, pois eu comecei a gostar de leitura através da autora. Sinceramente tudo que ela criou é INCRIVEL ne? Eu quero muito ler mesmo uma BIOGRAFIA dela, pois deve ser super interessante, principalmente contando sobre o que ela fala dos livros e tudo mais.
    Enfim...Gostei muito desse livro ai, mas não sabia mesmo que tinha ele. Conhecia os outros ai que sempre vejo na saraiva e tudo mais, mas esse nunca tinha visto, ainda mais pela capa. Lindo o livro =]


    Olha, eu estou seguindo o seu blog tá?
    Se você puder seguir o meu e também curtir a fanpage, ficarei muito grata e pode contar sempre com minhas visitinhas aqui.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado, estarei visitando seu blog também. Abraços!

      Excluir
  3. Oi Lipe.
    Sempre descubro mais sobre ela. kkk Ela escreveu um livro só porque ele foi mencionado em Harry Potter. Ela é mesmo uma escritora e tanto.
    Adorei conhecer obra dela. :)
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica. Na verdade ela criou 3 livros só porque foram citados em Harry Potter.
      Esse + Animais fantásticos e onde habitam + Quadribol através dos séculos.

      Ainda não tenho os outros, mas não vejo a hora de comprar hahaha

      Abraços.

      Excluir
  4. É um dos livros que eu mais quero ler! Só conheço o Conto dos Três Irmãos (todo mundo conhece, rsrs) e, se os outros contos são no níveis desse, o livro é uma obra -prima!
    Adorei a resenha, perfeita!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iaew Diego, o livro é muito bom mesmo.
      Os contos são super divertidos e você pode ler o livro todo em apenas um dia.

      abraços

      Excluir
  5. Filipe fiquei curiosa >.< Para de aumentar minha lista de livros pra ler!!!!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHA A minha também está enormeeeeeeeee Ray!
      Cê não tem nem ideia.

      www.booksever.blogspot.com

      Excluir
  6. Tem um tempinho que li esse livro...
    vou admitir que nem lembro de muita coisa...
    HAHAUA acho q esse
    é um dos problemas de ler
    desesperadamente :~~

    Beijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Oi Paula.
      Mas você gostou do livro?

      Bjsss!

      Excluir
  7. Oi!
    Ahh eu já li esse livro, é muito bom (:
    Nada como o mundo de HP <3
    beijos

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como o mundo de HP <3

      hahahaha é bom mesmo!

      Bjs!

      Excluir
  8. Eu tipo: \o/ Amooo a J.K...ainda não tenho esse livro. Mas, esta na minha lista TOP!!!

    Como você disse: Nada como o mundo HP 3x <3
    Bjus

    www.loucaporlivros2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey, vim avisar que marquei o teu blog em um selinho.
    http://depoisdo-parasempre.blogspot.com.br/2013/07/selinho-versatile-blogger-award.html
    Beijos, Miles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigadooooooooo! Vou estar respondendo em breve. Abraços...

      Excluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.