Crítica,
Extras,
Filmes,
Mar de Monstros,
Percy Jackson,
Resenhas
#Assistido: Percy Jackson e o Mar de Monstros
sábado, agosto 24, 2013
Depois de muita enrolação, finalmente saiu este post haha.
Sábado (17/08) eu consegui assistir o filme Percy Jackson e o Mar de Monstros no cinema. Como todos já sabem é o segundo filme inspirado na série de livros do autor Rick Riordan. Eu estava muito ansioso e contando os dias para a estréia e depois de horas na fila consegui comprar meus ingressos e entrar para a sala. Acompanhe a resenha do segundo filme da série Percy Jackson e os Olimpianos:
Acho que vocês já devem ter lido várias críticas por ai, eu mesmo pude conferir vários outros sites/blogs falando sobre o filme e fiquei muito decepcionado com a opinião dos blogueiros. Eu sei que não posso mandar ou obrigar eles a mudarem de opinião, mas quando eu assisti o filme achei que as criticas seriam diferentes do primeiro. Percy Jackson e o Ladrão de Raios que é o primeiro filme da série a ser adaptado, recebeu muitas críticas negativas pelo fato de o roteiro não ter quase nada haver com a verdadeira história escrita no livro. Várias mudanças até desnecessárias foram feitas no primeiro filme, deixando muitos fãs decepcionados. Já no segundo várias mudanças também foram feitas, mas eu pude perceber que a maioria das mudanças foram de extrema importância, talvez até mesmo para consertar os erros cometidos no primeiro filme e dar uma continuidade legal para série.
Os fãs da série devem parar de reclamar tanto das adaptações, e colocar na cabeça que eles estão fazendo um favor a nós levando os livros ao cinema. Nem sempre é possível fazer um filme idêntico ao livro, e por isso a necessidade de cortar algumas cenas e acrescentar outras. Eu diria que os produtores teve um enorme trabalho para adaptar a obra do Rick Riordan, pois a escrita do autor tem um ritmo acelerado e todas as páginas está acontecendo coisas importantes para o enredo da história. Digamos que o Rick nunca dá uma pausa, está sempre joga um fato atrás do outro não dando tempo do leitor respirar. E quando vai pro cinema não é possível pegar tudo (se não seria um filme de 5 horas ou mais), dai vem a necessidade de cortar e mudar certas partes. Eu sei que é muito ruim esses cortes, mas vamos levar pelo lado bom... temos um filme de Percy Jackson! Olhe por ai... quantas séries literárias não tem nem previsão de estreia nos cinemas?
Chega de papo furado e vamos começar a falar realmente do filme.
A partir daqui pode conter algumas revelações sobre o enredo do filme ou do livro.
Eu adorei a adaptação no cinema, o filme ficou realmente maravilhoso. Os efeitos especiais foram muito bem trabalhados, explorando o máximo que podiam. Foi o primeiro filme que assisti em 3d nos cinemas, talvez por esse motivo eu tenha achado incrível as cenas de lutas e ação, mas independente disto, os efeitos especiais não deixaram a desejar.
Não podia esquecer de citar sobre o trabalho dos nossos queridos atores hahaha. Eu achei que os personagens foram muito bem interpretados, exercendo o seu papel como estava escrito no livro. Além do Logan, do Brandon e da Alexandra, o que mais se destacou foi o Douglas Smith, que estava atuando como Tyson. Caramba eu achei que ele conseguiu ser exatamente o Tyson que eu imaginará ao ler os livros, engraçado e bobão as vezes.
Gostei do papel que a tecnologia teve no filme. Geralmente não vemos isso em adaptações como essas, porém em um certo momento do filme, podemos ver Annabeth com um tablet na mão. Achei perfeito essa mistura de tecnologia no meio da trama.
Outro ponto pra lá de positivo que encontrei neste filme, é o humor. Se vocês já leram os livros, já perceberam que o autor coloca, de vez enquanto, uma dose de humor nos fatos ou até mesmo nas falas dos personagens. E no filme não é diferente, preservaram alguns momentos cômicos que os leitores tanto aguardavam para ver nas telonas. Um exemplo disto é a cena do Grover vestido de noiva, eu simplesmente ria ao ler o livro, e foi a mesma coisa ao ver o filme: o cinema caía na gargalhada!
Uma coisa que eu achei que deveria haver no primeiro filme e não teve, foi uma breve explicação sobre as histórias da Mitologia Grega. E para a minha felicidade, teve em o Mar de Monstros. Ao passar essas informações, faz com que as pessoas entendam melhor o desenrolar da história, pois nem sempre as pessoas tem um conhecimento ampliado sobre os mitos gregos né? hahahaha.
E pra finalizar esta crítica/resenha, gostaria de citar uma das melhores partes do filme. Achei super bem trabalhada e foi realmente uma iniciativa muito bacana mostrar o que havia acontecido com Thalia, no dia em que Annabeth e Luke chegaram no Acampamento Meio-Sangue. Essa é a primeira cena do filme, e eu gostei muito, vocês não tem noção. Foi muito bacana ver nossos meio-sangues numa versão menor (quando eram crianças).
Em geral o filme é muito bom e recomendo a todos vocês (principalmente os que leram os livros). Espero que eu tenha conseguido passar para vocês o que eu verdadeiramente achei do filme, não estou acostumado a escrever sobre filmes hahaha... Deixem nos comentários o que vocês acharam, caso já tenham visto.
Abraços e até a próxima!
