
Já faz algum tempo que eu não faço críticas de filmes aqui no blog, então hoje resolvi escolher um bem atual. Tive a oportunidade de assistir Annabelle, que se não me engano ainda é um lançamento nos cinemas. O enredo se passa antes da história contada no filme Invocação do Mal (o qual ainda não assisti), porém esse fato pode ser simplesmente ignorado sem nenhuma interferência na compreensão geral do filme.
O filme vai nos contar a história de um casal que estão esperando sua primeira filha, e então o marido resolve comprar uma boneca de presente para a mãe, que provavelmente seria usada pela filha quando nascesse. De inicio a boneca era uma como outra qualquer, porém após um trágico acontecimento, a boneca recebe um "encosto" (se é que podemos dizer assim), do espírito de uma mulher. A partir dai a história começa a se desenrolar até que as coisas sobrenaturais começam a acontecer.
Para começar quero deixar bem claro que o filme conseguiu sim me dar sustos e me deixar aflito em alguns momentos, porém com cenas clichês e para que os susto de fato acontecesse, foi preciso que a produção apelasse para um trilha sonora bem exagerada e com mudanças rápidas de imagem. Vamos combinar, quem não se assustaria com uma imagem bem feia, e ainda por cima uma música de fundo bem alta?
Agora falando um pouco da boneca em si, ela demora quase até o meio do filme para começar suas atividades sobrenaturais, e quando chegou a parte confesso que me decepcionou bastante. Por ser um filme onde retrata especialmente a boneca Annabelle, achei que ela ficou muito apagada, passando quase como um figurante (exageros à parte). Acho que minha decepção veio pois eu estava esperando algo como o boneco Chuck, não que Annabelle precisava pegar uma faca e sair matando as pessoas, mas pelo menos mostrar um pouco mais de ação. As cenas de susto raramente envolvia a boneca, e aparecia mais os espíritos que possuíram ela. E ainda falando dessas cenas, as que realmente te davam susto já estavam no trailer, eu estava esperando algo novo. Mas parece que eles queriam fazer um trailer tão chamativo que resolveram pegar todas as cenas boas do filme e colocar no trailer.

O filme consegue nos deixar aflito, isto é fato. Por exemplo quando a câmera fica enquadrada na boneca por um tempo relevante, e você fica esperando a hora em que a boneca vai virar a cabeça, ou vai dar uma piscada, fica esperando... esperando... bem tenso mesmo, mas essa parte não chega. Ou às vezes chega... Não sei, acho melhor vocês conferirem e descobrirem por si só. Pois se eu ficar contando todos os detalhes aqui, quando vocês forem assistir não vai ter aquela emoção. Já ia me esquecendo de contar que Annabelle realmente existiu, porém o filme consegue fazer uma mistura de coisas reais que aconteceram na casa da boneca, com coisas ficcionais. Ou seja, nem tudo no filme é verdade.
Resumindo todo o post, eu achei um filme efetivo em relação a sustos e tensão, porém usando muito do clichê. A história não se desenvolve como o esperado, e os personagens não conseguiram me conquistar. Na verdade eu estava torcendo para que a boneca conseguisse pegar eles (hahaha). E o final, bem... desculpe mais uma bosta. Parece que foi um serviço bem preguiçoso. Então acho que se vocês querem se assustar vocês podem assistir, mas não esperando um enredo muito bom e com um final excelente. Vamos combinar que ultimamente está difícil encontrar um filme de terror com um final bom né?

Espero que tenham gostado, abaixo irei deixar o trailer e caso você já tenha assistido o filme, aguardo seu comentário dizendo o que achou. Deixem também nos comentários qual o nome do próximo filme que vocês querem que eu falo aqui. Abraços e até a próxima!