­
, , ,

Resenha: Pluvia - Erica Azevedo

quinta-feira, agosto 08, 2013

Primeiro livro que recebi de parceria e já dei a sorte de pegar esta incrível estória. Eu já havia lido muitas críticas positivas deste livro e foi por esse motivo que entrei em contato com a autora para fecharmos uma parceria. Ela super simpática foi logo me enviando um exemplar para leitura e resenha. E hoje vocês podem conferir a resenha do incrível mundo mágico chamado Pluvia.

Livro: Pluvia - Entre Segredos & Esperança
Série: Os Mundos
Autor: Erica Azevedo
Editora: Novo Século
Páginas: 279
                                                   NOTA: 5/5 (Excelente)                 
Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos.

             O livro conta a estória de uma menina chamada Ana, que vivia normalmente como todos os jovens de hoje em dia. A única diferença é que ela adorava ler, então fui logo me identificando. Porém ela teve que viajar com seus pais para um Joinville, onde iria passar suas férias no chalé do tio Jonas - irmão mais novo de Rodrigo Leal (pai de Ana). Chegando lá, Ana se depara com uma coisa muito "estranha", gotas de chuvas se transformando em pessoas iguais a ela? Então ela fica curiosa e vai atras dessas pessoas, até que descobre o incrível mundo de Pluvia! Essas pessoas estavam atrás de socorro, coisas misteriosas estavam acontecendo em seu mundo e por isso eles pedem a ajuda de Ana, que aceita e vai para esse mundo paralelo embarcar nesta aventura. A partir dai a história começa de verdade!

             Nos primeiros capítulos, Erica desenvolve uma boa apresentação do vilarejo de Penafort (um dos vilarejos de Pluvia), dos personagens que serão fundamentais ao decorrer do livro e de tudo que está em volta daquele mundo mágico. Porém, de inicio não sabemos qual é o dever de Ana naquele lugar novo, e isso em incomodou bastante pois ficava meio vago a necessidade da menina dentro de Pluvia. As vezes eu achava que a autora iria esquecer de justificar a estadia de Ana naquele lugar, porém esse mistério é desenrolado no final com uma grande surpresa para todos os leitores.

           Eu já tinha um contato com a escrita da autora, pois acompanho as histórias do Wattpad dela. E realmente ela é impressionante! Com uma narrativa super fácil de se acompanhar ela vai contando os fatos deixando o leitor cada vez mais empolgado para o desfecho do livro. Se vocês forem "devoradores de livros" vocês conseguem ler este livro em apenas um dia, porque a escrita é super rápida. Para vocês terem ideia eu ia fazer a coluna "Li até a página 100" com este livro, mas quando me assustei já estava na página 170 e preferi terminar a leitura e fazer a resenha de uma vez. O lado bom é que não tem aquelas cenas cansativas, pois tudo acontece muito rápido.  O lado ruim de uma escrita rápida é que as vezes eu queria parar e ficar mais um tempinho naquela cena, mas logo já acontecia alguma coisa e mudava de cena. Um exemplo disto é quando Ana descobre o dermilin, eu queria ficar mais tempo naquela cena e descobrir mais e mais sobre essas criaturas.

            Os personagens... ahhhh os personagens. Como não se apaixonar por eles? A autora consegue construir muito bem cada um, com suas características, atitudes e seu jeito próprio de ser. Porém de inicio são apresentados muitos personagens, o que deixa você meio confuso com o nome e as personalidade de cada. Mas no decorrer da estória tudo vai se esclarecendo, e você se identificando mais com uns... odiando mais os outros. Ao ler resenhas deste livro em alguns blogs, eu percebi que as pessoas gostaram muito de Aléxi, porém eu não descobri qual é a dele ainda... Não agradei muito do tipo dele hahahaha! Meu personagem favorito, sem dúvida nenhuma é o dermilin Eldred! Os dermilins são criaturas mágicas que a Érica criou especialmente para a série, eu imaginei eles mais ou menos como esquilos, são muito fofos e ainda por cima são do bem - rsrsrs.

           Pluvia tem um diferencial incrível. Muitos escritores colocam em seus livros cenas que não tem nenhuma importância para a estória, que são colocadas ali apenas para encher páginas. Já neste livro, todas as cenas são super importante para o grande desfecho. Coisas que parece não ter sentido no inicio, você verá sua importância no final. Um super ponto positivo para este livro também, é a mistura de estilos literários que há nele. Tem ação, romance, aventura, mistério, fantasia e tudo que as pessoas adoram, então a chance de você gostar do livro aumenta muito! A autora consegue passar muitos valores que devemos levar para nossa vida, este é sem dúvida um livro rico em frases e pensamentos marcantes. Abaixo vou deixar os melhores quotes que encontrei.
Se autoafirmar, às vezes, que dizer fraqueza. - Pág.60
...às vezes nos achamos em situações complicadas e até embaraçosas, mas nunca deixe de acreditar na sua capacidade, porque, eu posso sentir, ela é enorme. - Pág.63
Os laços mais singelos nascem nas circunstâncias mais inesperadas. - Pág.131
...a culpa é o maior fardo que um homem pode carregar. - Pág.193
A verdade nos leva por um caminho perigoso e a mentira está sempre à espreita. Cuidado com o que acredita. Tudo está a ponto de se revelar. Caberá a vocês decidirem no que acreditar. - Pág.238
Ás vezes o que torna nossos problemas maiores é pensar neles constantemente. - Pág.262

Espero que vocês tenham gostado desta resenha. E eu gostaria muito que vocês procurassem esse livro para ler. Eu já sou um pluviano! E você? Que tal vim para Pluvia?

Sobre a série:
Pelo o que eu sei, a série "Os Mundos" terá cinco livros. Pluvia sendo o primeiro da série, e o segundo está quase pronto, se chamará Ventus. Estou muito curioso para a história e eu queria muito que a autora continuasse com a parceria comigo. Teria o enorme prazer de continuar divulgando e resenhando esta fantástica série! Conheça mais sobre a autora.

Você também poderá gostar:

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Parceiros

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.