Sabe aqueles dias que você acorda com uma vontade de ver um filme retrô, ou melhor dizendo, um filme antigo e que fez um grande sucesso? Então, hoje acordei assim. E pela minha grande sorte eu tinha no meu computador um filme de 1986 já baixado e pronto para ser assistido. Não pensei duas vezes, e fui logo assistir Stand By Me. Conheci o filme através da indicação de um amigo, e ele me disse que assistia o filme pelo menos 3 vezes ao ano e que era muito bom. E também o título do longa me chamou muita atenção, pois é o nome de uma das canções que mais gosto na voz dos Beatles*. Uma coisa que apareceu nos créditos finais do filme e que fiquei muito surpreso, foi que o filme é baseado em uma obra do Stephen King chamada "The Body".
O filme conta a história de Gordie Lanchance que é um escritor e relembra da sua infância, quando ele e mais 3 amigos partem em uma incrível viagem à procura do corpo de uma criança que tinha a idade deles e que havia desaparecido. A viagem e também o filme em si, é marcado de várias partes cômicas e também partes dramáticas, o que achei uma combinação perfeita. Dentro do quarteto é claramente visível a diferença na personalidade de cada personagem, por exemplo Gordie (o de camisa listrada em dois tons de rosa na imagem acima) era o mais intelectual da turma, já o Chris Chambers (de camisa branca) tinha um espirito de liderança e estava sempre decidindo qual rumo a turma iria tomar, Vern Tessio (camisa listrada azul) era o mais infantil e por último Teddy que era o mais perturbado.
Acho que o mais legal do filme é nos mostrar o quão singela é uma amizade, e como os amigos devem ficar juntos, mesmo nos momentos mais difíceis, um ajudando o outro. Pois é assim que é amizade, amigos são para toda hora, e não somente nos momentos mais felizes. E Stand By Me consegue nos mostrar qual é o verdadeiro valor da amizade. O filme me conquistou na simplicidade em que foi feito, uma história simples mais com uma grande moral, e que transmite muitas mensagens para quem sabe captar. Uma coisa que achei bem interessante, foi que todos personagens usaram a mesma roupa durante todo o filme, exceto um que trocou seu figurino uma vez. A partir disto podemos ver que para um filme ser bom não é necessário as roupas mais bonitas ou aquela produção toda. Ainda mais que na época que o filme foi feito não existia essa super tecnologia que temos nos filmes atuais.
"Acontece às vezes, amigos entram e saem de sua vida como ajudantes em um restaurante."
Para não estender muito o post, vou logo finalizando aqui. E deixo essa super dica de filme para quem quer uma emocionante história, com momentos divertidos e dramáticos. Por mais que o fim seja extremamente triste, é algo super superável ao comparar com a linda história que conferimos durante esses 87 minutos de filme. Ah e caso não goste de filmes antigos, vale a pena dar uma chance, pois nos remetem tanto a nossa infância e aos filmes que víamos quando éramos pequenos. Abaixo deixarei o trailer para motivar a vocês que ainda não assistiram o filme:
*Corrigindo a música foi gravada somente por John Lennon, os Beatles já tinham se separado. (Obrigado pela correção Gabi).