, ,

Diário de um adolescente apaixonado

segunda-feira, novembro 09, 2015

Livro: Diário de um adolescente apaixonado
Autora: Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 126
Edição: 1ª edição
Ano: 2015

Sinopse:
Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Já faz algumas boas semanas que li esse livro, mas devido a correria em que eu estava passando não tive a oportunidade de falar sobre ele com vocês ainda. Mas antes tarde do que nunca né? A resenha de hoje trata-se de um livro curtinho e de fácil leitura. Para vocês terem uma ideia de quão rápido o livro é, eu consegui lê-lo completamente em apenas uma madrugada de insônia. Ele foi escrito pelo vlogueiro Rafael Moreira e está sendo bastante vendido, igualmente a outros livros de vlogueiros como o da Kéfera (veja a resenha) e o do Christian Figueiredo (veja a resenha também).

Infelizmente não foi uma leitura muito agradável, acho que pelo fato de ser um livro um pouco infantil. A maioria das coisas em que o autor ia falando me soava bastante clichê, como por exemplo valorizar a escola, salvar o planeta, economizar água e tal. Concordo que esses temas são bem pertinentes, inclusive para a faixa etária do livro, então se você é mais novo (menos de 15 anos) terá uma afinidade maior com as crônicas do Rafa.


Falando em crônicas, quando eu recebi o livro pela editora Novo Conceito eu esperava uma autobiografia e me surpreendi ao ver que eram várias crônicas sobre diversos assuntos. Claro que elas também contavam um pouco sobre a vida do autor, mas em geral falam de assuntos da vida. O livro conta com 24 crônicas e algumas me agradaram mais, outras menos. Se fosse fazer uma análise geral eu diria que aproximadamente umas cinco crônicas de fato achei excelentes, seguida de algumas médias e outras ruins. 

Eu não poderia deixar de falar da edição. Parece que cada vez mais a editora acerta em cheio na produção dos livros, principalmente os nacionais. O livro conta com vários desenhos, imagens, fontes bonitas e uma excelente diagramação.

Contudo, acho que o meu problema maior não foi pela abordagem ou escrita do autor, e sim por ser um livro para pessoas mais novas. É uma excelente opção para dar de presente para aquele amigo que é fã do Rafa, e que não tem muito costume de ler. As crônicas são curtinhas, trazem assuntos diversos e não são nem um pouco cansativas.



Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.