, , ,

Crítica | Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

quarta-feira, novembro 18, 2015

Após um ano de espera, eis que chega o famoso dia 18 de novembro. Confesso que estava bem ansioso para o filme e fui em uma das primeiras sessões da estreia. Desde o final de Harry Potter, não tinha ficado tão ansioso com um filme quanto eu fiquei com Jogos Vorazes: A Esperança - O Final.


Como vocês já devem saber, esse filme e o anterior foram gravados juntos e ao assisti-los conseguimos perceber e ver como ficou legal. Com o passar das cenas, sentimos que o enredo flui linearmente e não percebemos um "corte" para começar o outro filme. Vi muitas pessoas reclamarem que os dois filmes foram feitos para render mais dinheiro, pode até ser verdade, porém acredito que foi necessário para desenvolver melhor todo o tema pesado que esse final carrega consigo. 

Diferentemente dos primeiros filmes, esse mais do que nunca trata de táticas de guerra, política e uma busca incessante pela democracia, além de mostrar como o poder pode subir na cabeça das pessoas. Me lembrou bastante alguns fatos da história mundial, mas não cabe entrar em assunto pois correria o risco de sair alguns spoilers ao fazer a comparação. 



Os atores
Não tenho nem que falar da Jennifer Lawrence né? Desde sempre uma excelente atriz e não deixou pecar em nenhum dos filmes da série, e não seria esse que vacilaria. Está perfeita, nasceu para ser Katniss. Mas o destaque desse filme foi sem dúvida alguma Josh Hutcherson, que está excepcional em seu papel de Peeta Mellark, e consegue nos passar toda a sua confusão mental devido ao telesequestro feito pela Capital no filme anterior. Os demais atores também estão muito bem, mas o destaque não poderia ser outro.

Em relação a adaptação
A Esperança - O Final é baseado no último livro de uma trilogia da escritora Suzanne Collins, e nos traz uma fiel adaptação. O roteiro segue o mesmo ritmo do livro, com pequenas exceções que são completamente justificáveis. Como por exemplo a inesperada morte do ator Philip Hoffman, que infelizmente não tinha acabado de gravar todas as suas cenas, sendo assim, algumas de suas falas foram feitas por outros personagens. Porém a principal cena, uma conversa no final do filme com a Katniss foi transmitida através de um bilhete que achei uma saída bem justificada.


Os únicos problemas que tive com o filme foram os mesmo que tive ao ler o livro. Ou seja, o filme é tão fiel ao livro que os mesmos "problemas" foram passados para a tela. Lembrando que é uma posição pessoal minha, que não gostei de partes do final da história, mas de forma alguma acho que o filme deveria ter mudado. Se é pra fazer uma adaptação de um livro, vamos fazer bem feita né?

No decorrer do filme sentimos falta de um alívio cômico feito principalmente pela Effie e o Haymitch nos outros filmes. Consequentemente ficamos com saudades desses personagens que são os preferidos de muitos os fãs, mas isso é compreensível pelo fato de que havia muita coisa da guerra a ser explorada. Mas não custava nada ter colocado uma gracinha né? hahaha E para quem já leu os livros podem ficar decepcionados com o pouco caso que fazem de algumas mortes, nem uma cena mais dramática e/ou emocionante rolou. Mas evitarei entrar em detalhes por respeito a quem ainda não assistiu.


São tantos detalhes que gostaria de falar mas como não quero dar spoilers já irei fazer minhas considerações finais. O filme está muito bom e com uma produção de tirar o fôlego. Algumas imagens aéreas da Capital são tão bem feitas que fiquei realmente impressionado. Entretanto acho que a versão 3D do filme não compensou muito, pois em poucas cenas senti está assistindo um filme com esse formato. 

Enfim, é um filme bem mais pesado que os outros. Trata-se inteiramente de guerra, política e estratégia. Contudo, é legal ver o amadurecimento tanto dos personagens quanto dos fãs no decorrer desses 4 anos da franquia nos cinemas. Agora posso dizer que Em Chamas é meu filme e livro favorito de todos, mesmo tendo adorado os outros. Você pode ver minha crítica dos outros filmes de Jogos Vorazes nos links abaixo:





Você também poderá gostar:

0 comentários

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.