, ,

Orange Is The New Black (livro + série)

terça-feira, setembro 30, 2014

        Quem me acompanha a muito tempo deve ter notado que ultimamente tem saído poucos post sobre livros. Acho que já expliquei o motivo em algum post anterior, porém para quem ainda não sabe eu resolvi priorizar alguns seriados que eu estava totalmente atrasado, e para eu colocar todos em dia (mais de 15 seriados) eu tive que reduzir minhas leituras. Agora ao invés de ler, eu estou assistindo 3 a 5 episódios de determinada série por dia, mas prometo que isso não passará deste ano. E com muito custo, consegui ler um livro para poder fazer uma resenha aqui para vocês.

Livro: Orange is the new black
Autor: Piper Kerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 302

    O livro nos conta a história de Piper Kerman (sim, a história da autora), que foi presa por tráfico de drogas junto com sua namorada, porém isso havia acontecido 10 anos antes e depois desse tempo todo, Piper já com sua vida instável, inclusive com um namorado, teve que ir cumprir esta pena em uma prisão feminina. A partir deste ponto o livro começa a ir evoluindo aos poucos, e podemos presenciar vários fatos interessantes que acontecem dentro do presídio, e conhecer como realmente é estar atrás das grades.
     Como vocês já sabem a Netflix criou um seriado baseado neste livro, e foi este o motivo de eu ter procurado esta leitura. Porém me deparei com uma coisa totalmente diferente, na minha opinião o seriado é infinitamente melhor que o livro. Entendo que o livro não é uma ficção e por isso sentimos falta de um pouco mais de drama, ou até mesmo fatos que vão nos surpreender. Já o seriado é totalmente o contrário, onde rimos e somos surpreendidos todos episódios.
       O livro é escrito de uma forma leve, e não muito profunda. Podemos nos divertir e ter momentos de descontração mas não é nada fora do normal. O final é emocionante, porém muito previsível. Fiquei esperando durante toda leitura algo que fizesse eu dizer "WTF!" porém este momento não chegou.


         Já o seriado conseguiu me conquistar com todas as forças. Eu realmente estava precisando assistir algo engraçado, porém com uma temática diferente. Os produtores da série foram muito felizes ao pegar o livro somente como base, e a partir daí alterar cenas, fatos e até mesmo nome de alguns personagens. Com essas alterações a história passou de um drama sem graça, para uma comédia meio dramática espetacular.
         Além disso uma das coisas mais geniais que encontrei na série, foi que eles conseguiram implantar um sistema de flashback, onde através disso o telespectador pode conhecer a história de algumas detentas antes de entrar na prisão. Indico esta série a todos vocês que estão a procura de um drama engraçado, ou história de prisão ou até mesmo quer ver muitas mulheres juntas (sempre dá merda hahaha). A série já tem 2 temporadas lançadas, e você pode conferir através da Netflix.

Você também poderá gostar:

34 comentários

  1. Oi, Filipe! Eu adoro Orange Is The New Black! Acho a série muito engraçada e os flashbacks são demais! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livros de não-ficção são sempre um tiro no escuro, Filipe. Principalmente com autobiografias. As vezes a pessoa pode ter uma história magnífica mas não saber contá-la. Não tem "alma" de escritor. Pode ter sido isso que aconteceu. Mas como ainda quero ver a série pretendo ler o livro pra saber o que é real e o que criaram em cima. Ah, e essa ferramenta de contar o passado dos personagens em flashbacks "copiaram" de Lost. Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim Gabi, LOST virou referencia para muitas séries novas. Arrow também usa muito deste artifício para contar o que ele viveu quando estava na ilha.

      :D

      Excluir
  3. Ai, caracas! KKKKKK' (Mulheres juntas dá merda mesmo)
    Meu, eu não sabia que tinha um livro, fiquei muito excitado pra saber mais, mas já estou ciente que é um livro não ficticio como você mesmo disse, e que a própria autora é a protagonista. Tenho que dizer que com certeza a série é melhor, não que eu tenha assistido ou lido, mas um drama com pitadas de comédia é bom demais da conta! UHUHU

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho a série melhor elaborada de várias formas.

      Excluir
  4. Ainda não li e nem assisti, mais tenho vontade, parece ser legal e vejo todo mundo comentando. Gostei da comparação que fez.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia a série mas nunca cheguei a assistir, parece ser muto bom.

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Essa série parece ser mesmo muuito divertida. Estou com ela aqui para assistir, mas algumas séries que eu acompanho voltaram de "férias", e Orange acabou ficando para trás *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti a série, então tenho boas expectativas tanto quanto o livro quanto como a adaptação cinematográfica.
    Apesar de você não ter gostado muito do livro, vou apostar na leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  8. Oi Filipe,

    O livro não tenho interesse em ler não. Sabe, esses relatos de fatos não conseguem atrair minha atenção. Já a série eu realmente quero assistir. Bom saber que a experiência foi positiva para você. Alimenta ainda mais minha curiosidade.

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico muito mais a série do que o livro.

      Excluir
  9. curti muito a serie e o blog beijos
    ja estou seguindo:)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Está na minha lista do Netflix a um tempão, mas não comecei ainda. Vejo muitas pessoas elogiando a série.
    Se eu gostar do piloto, pego o livro ;)
    Beijos Filipe
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não ir achando que é a mesma coisa série e livro pois há muitas diferenças, mas enfim... depois me conte o que achou.

      Excluir
  11. Desde que vi todo mundo comentando sobre essa série tenho vontade de assistí-la, mas ao mesmo tempo me sinto insegura em fazer isso. Acho que vou começar nas férias. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com dúvida de assistir, principalmente pelo formato diferente que é a Netflix. Mas não me arrependi nem um pouco.

      Excluir
  12. Como assim muita mulher junta dá merda?? Alôôô, muitos caras juntos da o que? Merda² :P
    kkk
    Eu até queria ler o livro, mas estou cansada de histórias previsíveis que ficaram melhores em séries/filmes, então estou adiando a leitura e se aparecer a oportunidade leio, se não... segue em frente e boas! Mas a série ainda esta na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, homens juntos também dá bastante confusão... kkkkkk

      Excluir
  13. Sempre vejo muita gente elogiando o livro e a série, mas ainda não li nem assisti. Pelos seus comentários, o seriado parece melhor, fiquei curiosa. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Filipe! Tudo bem?

    Já ouvi falarem muito sobre a série, mas não tanto sobre o livro... Deve ser por isso, pelo fato do seriado ser melhor mesmo! Acontece em alguns casos, raros, mas acontecem :P hahahaha OITNB é muito legal mesmo, já vi o piloto e ri muito. Espero poder continuar!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol continue sim, vai melhorando cada vez mais hahah

      Excluir
  15. Oi, Filipe! Tudo bem?
    Eu adoro, adoro, adoro a série OITNB, mas tenho certeza de que o livro não irá me impactar tanto quanto o programa do Netflix. Acho que, pro ser um relato, é natural que não haja esse momento WTF e que a leitura seja mais superficial, de qualquer forma, essa é uma leitura que não vou dispensar, quero saber mais sobre a vida da verdadeira Piper! Adorei o post (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, mas já vai com o pensamento que foi exposto na resenha acima.

      Excluir
  16. Oi Filipe!
    Adoro séries, então esse tipo de post me interessa muito também! :)
    OITNB é uma das séries da minha lista! "Infelizmente" comecei 2 novas agora e as que eu acompanho regularmente estão voltando das férias, então acredito que vou demorar um pouco para começá-la!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou passando por essa super lotação de séries... HELP!

      Excluir
  17. A série parece MUITO engraçada, só não assisti ainda porque não tive tempo. :(

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.