, , ,

Blogando sobre a Literatura Nacional

sexta-feira, setembro 12, 2014


       Venho enrolando já algumas semanas para escrever sobre este assunto, até que chegou o momento. Já tenho alguma experiência em livros brasileiros, pois desde que criei o blog recebi vários livros de novos autores, afim de resenhar para ajudar na divulgação de suas obras. Até então eu não tinha o costume de pegar um livro nacional para ler, pois os outros me chamavam mais atenção. De um ano pra cá, desde quando comecei a blogar, minha mente foi automaticamente mudando e consegui enxergar a literatura de nosso país de uma forma totalmente diferente.
      Um dos mais fortes exemplos desta mudança de mente é observando minhas atitudes na escola. Quando a professora de português/literatura dava um livro para ler eu sempre questionava e nunca animava a ler, por fim eu acabava pegando resumos na internet e desenvolvendo meus trabalhos. Mas de um tempo para cá, alguns autores conseguiram me provar que a literatura brasileira vale muito a pena. E a partir disto comecei a ler e gostar não só dos livros que os professores me passavam, como também comecei a procurar novas leituras brasileiras.
      Acho que essa foi uma das maiores mudanças que o blog fez na minha vida até hoje. Agora irei falar para vocês de alguns escritores que conseguiram me convencer de que a literatura brasileira vale a pena. Eu gosto deles e que espero que publiquem muitos e muitos livros para eu ler. Conheci eles pela blogosfera e de vez enquanto ficamos conversando e trocando ideias durante um bom tempo no facebook.
   

        Para começar vou falar da escritora Érica Azevedo. Gente, ela é um amor de pessoa e não me conquistou só com seus livros não. Me conquistou também com seu jeito simpático de ser. Já li duas obras desta autora e alguns contos, todos excelentes e me apaixonei pela escrita. Acho que o primeiro romance que eu li na vida foi o escrito por ela, que se chama Olhar de Viajante, que por sinal tem uma resenha super positiva aqui no blog. Ela também está trabalhando na sequência do livro Pluvia (também lido e resenhado no blog). Pluvia é o primeiro livro de uma série que não sei a quantidade exata de livros que terá. Só sei que o segundo se chamará Ventus e já está nos toques finais. Ela também está trabalhando num projeto super bacana e que também estou ansioso para conferir, até agora só sei que se trata de uma distopia. Indico muito os livros dela, e vocês podem começar lendo a edição eletrônica de Olhar de Viajante que está disponível na Amazon.  Resenha de Pluvia | Resenha de Olhar de Viajante


             Conheci a obra do Lucas ao participar de um Book Tour do livro "A Lenda de Arion - O Círculo". Acho que foi o book tour mais difícil que participei pois gostei tanto do livro que fiquei com dó de deixa-lo ir. Mas prometi a mim mesmo que ainda irei comprar um exemplar próprio para mim. Ainda mais agora que o segundo livro desta série foi lançado e em breve vai ter resenha aqui para vocês (e sorteio também). Gosto bastante da escrita do Lucas, acho uma escrita bem rápida e sem muitas enrolações. Você pode conferir a resenha do primeiro livro clicando aqui.
PARTICIPE DO SORTEIO DO SEGUNDO LIVRO: Saiba mais!


                 Leonardo Barros se tornou meu escritor preferido do gênero policial. Ele criou um jeito próprio de contar a história, com uma mistura do suspense da investigação e com cenas eróticas que quebra um pouco a tensão que os livros carregam. Ao ler seus livros, pude perceber uma grande evolução na escrita entre o primeiro publicado e o segundo (em relação dos livros policias). Leo Barros também já publicou alguns livros eróticos, mas vamos deixar essa história para outra ocasião. Pois ele é reconhecido mesmo pelos Romances Policiais. Não vejo a hora de poder conferir outro lançamento dele, e espero que a parceria com o blog continue firme. Resenha de Presságio | Resenha de O Maníaco do Circo.


     Enfim, espero que tenham gostado de conhecer mais sobre esses autores e um pouquinho da literatura nacional. Caso você não tenha costume com livros brasileiros, esses autores são ótimos pontos de partida. Abraços e até a próxima!

Você também poderá gostar:

34 comentários

  1. Eu já vi falarem dos livros desses autores, antes de fazer o blog eu não era muito acostumada ler livros de autores brasileiros, mais esse ano já li vários graças ao Amazon baixei alguns e-books nacionais muito bom.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho muito costumes de baixar e-books, mas é uma ótima ideia para ter um maior acesso a literatura nacional.

      Excluir
  2. Olá, Filipe.
    Dos autores citados conhece e já livros de dois. A Erica Azevedo li Pluvia e é incrível. E do Leonardo já li os dois livros citados, adorei Preságio, porém O Maníaco do Circo não muito, enfim. Ambos autores incríveis. Muito bacana o post sobre literatura nacional. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu citei acima, achei que o Leo teve uma enorme evolução do Maníaco para o Presságio. Valeuuu!

      Excluir
  3. Oie :)
    Amei o post!!!
    Infelizmente ainda não li nenhum dos livros citados, mas alguns estão na minha lista. Quero muito ler Presságio e Pluvia *-*
    Eu acho super importante apoiar os autores nacionais e divulgar sua obras!!!
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sabe que nunca fiz muita distinção de literatura nacional e internacional, Filipe? Na infância e início da adolescência até li uma quantidade considerável de nacionais, mas ultimamente os tenho evitado pela simples questão do preço. Se comparados com internacionais que passam por tradução e tudo o mais os acho um pouco caros. Mas futuramente quero investir mais igualmente. Ótimo texto.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com você, acho que deveriam reduzir os preços para serem mais acessíveis.

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Quando eu criei o blog, mantinha distância dos livros nacionais pois minha irmã vivia dizendo que eles eram ruins. Bom, ela ainda pensa assim, mas eu conheço muuuitos autores maravilhosos por aí, inclusive os que você citou, Leonardo e Erica. Adorei o post :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e sempre é bom ter dicas sobre autores nacionais, geralmente eles são colocados de lado perante os internacionais e muitas vezes são INCRÍVEIS!
    Beijos Filipe, ótimo post
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Filipe!
    Fico feliz em saber que o blog te ajudou a gostar mais da literatura nacional, é muito bom esse despertar!
    Eu não conhecia os dois primeiros autores, mas o Leonardo sim, ele é hilário kkk. Ainda não li o livro dele, mas parece ser bem diferente msm!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é demais mesmo, e o livro dele também. Indico muito!

      Excluir
  8. Ótimo post e já anotei as dicas, não costumo ler livros brasileiros mas não custa nada dar uma chance! Abraços.

    http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Já li um livro do Leonardo e amei!!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/dark-house.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  10. Não conheço o autor, mas sou fã de de Literatura Nacional. Muito bom achar um blog que divulga autores nacionais! =)

    Fofocas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Acho que é o mínimo que podemos fazer.

      Excluir
  11. Olá!
    Dos autores citados eu só conhecia o último, mas sempre tinha ouvido falar de seu trabalho primoroso e o fato dele ser muito talentoso!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem. Antes eu tinha muita preferência por livros estrangeiros mas ultimamente tenho lido bastante nacionais e estou conhecendo livros incríveis. É muito bom mesmo darmos uma chance para os talentos do nosso país.
    Gostei muito de conhecer esses autores. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sempre li muitos livros nacionais, mas me concentrava nos clássicos. Foi meu blog que abriu meus olhos para a literatura nacional contemporânea também. dos autores que você indicou, admiro muito a Erica Azevedo e o Leonardo Barros (o outro autor não conheço). Mas meus autores preferidos mesmo são a Cynthia França, a Eleonor Hertzog e a Roberta Spindler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E das que você citou só conheço a Eleonor, e ela é uma ótima escritora.

      Excluir
  14. Nunca fui muito de ler livros nacionais... Mas estou com muita vontade de ler a Lenda de Arion!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li, muito bom. Indico demais! Ah e por sinal estou sorteando o segundo livro da série, dê uma olhada na lateral do blog >>

      Excluir
  15. Eu estudo literatura e posso te dizer com propriedade: a nossa literatura é uma das melhores do mundo e uma das mais ricas. É que nós temos a síndrome do cachorrinho de achar que tudo que vem de fora é melhor. Acho que todo mundo, inclusive eu, está mudando essa mentalidade aos poucos e lendo cada vez mais livros nacionais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, e a blogosfera literária está ai ajudando muito a divulgar a literatura brasileira.

      Excluir
  16. Oi, Filipe!

    Adoro literatura nacional, apesar de não ler muito! Tenho muita vontade de ler livros da Paula Pimenta, do Rodrigo Lacerda, da Miriam Leitão, da Carolina Munhóz, do Raphael Draccon entre outros! Gostei muito do post e de conhecer esses autores! :)

    Abraços

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Tony, Miriam Leitão é da minha cidade então ela é bem famosa aqui (uma pequena cidade no interior de Minas).

      Excluir
  17. O caso que você cita é bem parecido com o meu, Filipe.
    Sempre li muito, mas tinha uma preferencia por livros estrangeiros que nem eu sabia explicar porquê.
    nunca cheguei a julgá-los, como já vi muitos por aí "esteriotiparem" a leitura nacional como ruim, mas simplesmente não lia. Até que comecei a ler, mais por causa do blog, e aí li os consagrados autores nacionais de literatura fantástica e comecei a passar pelos jovens autores, novos lançamentos, edições independente e hoje sei que 90% do meu preconceito foi embora. hahaha

    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.