­

A Revolução dos Bichos - George Orwell

segunda-feira, maio 26, 2014


Nome do livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Ano 1ª Publicação: 1945

     Oi pessoal, hoje vamos falar de um livro que é considerado por muitos um clássico moderno. Escrito na época da Guerra Fria, é considerado até hoje uma das maiores fábulas sobre o poder. Para vocês entenderem melhor, vou contar um pouco sobre o que fala o livro.
       Os animais da Granja do Solar estavam cansados de serem controlados pelos humanos e não suportavam mais aquela exploração toda. Havia um porco chamado Major, que morre bem no inicio do livro (não é spoiler), e ele tinha um desejo de revolução e revolta. Então os animais, inspirados por Major, resolvem acabar com o poder dos humanos. Após se rebelarem e tomar toda a fazenda para si, os animais instituem um sistema cooperativo e igualitário e tinham como lema a frase "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". Porém nem tudo é maravilhas, e os porcos (considerados os animais mais inteligentes) ficaram no poder, e ao passar do tempo começaram a ter privilégios e se opondo com a intenção inicial da revolta que era o sistema igualitário. Um dos mandamentos submetidos aos animais no inicio do livro é que "Todos os bichos são iguais", coisa que muda no decorrer da história, ficando "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros".
       A história que Orwell nos conta é simples e de fácil compreendimento, porém o que deu sucesso ao livro não é a fábula ali retratada, e sim o que o livro nos leva a refletir. Fazendo uma crítica a ditadura stalinista, podemos ver muitos traços do que ocorreu na Revolução Russa. Como por exemplo, os porcos são os socialistas em geral. E também podemos similar alguns outros personagens à grandes nomes da Revolução Russa. Dei uma lida em alguns artigos na internet e fiz uma ligação dos personagens segundo minha interpretação, não sei se está totalmente correta, mas ficou assim:
         O Major, o porco velho e que morre no inicio do livro como já citei, nos lembra Marx que tem um discurso alusivo sobre o socialismo, e no caso o personagem tem um discurso sobre o Animalismo. Major também pode ser Lênin que idealizou o inicio da Revolução Russa. Porém Major morre antes de a revolução acontecer e dois outros porcos toma frente que são Bola-de-Neve e Napoleão. O primeiro é idealista e inteligente como o Major e é comparado com Trotski. Já Napoleão é agressivo e egoísta, arma um golpe para expulsar Bola-de-Neve da fazenda, e ele pode ser comparado com Stalin que não seguia os ideais socialistas e tinha uma sede pelo poder. Esses são os principais personagens, mas não acaba por ai, ainda há muita representação da realidade no livro. Como os cachorros que representa os opressores (militares, força armada, etc), o Garganta representando o departamento de propaganda de Stalin, e os outros animais representando o tipo da população: Os inteligentes, os que só ouvem, os que obedecem tudo dito pelo "governo".
         E o melhor de tudo é que no final do livro, vem com vários escritos que nos ajudam a compreender o livro e a crítica a ditadura Stalinista, mais especificamente posfácio e apêndice. George Orwell consegue fazer um final perfeito e que deixa muito conteúdo subentendido para ficarmos refletindo. Acho que não tinha outro jeito melhor de terminar este livro. Indico a todos que querem uma leitura rápida e fácil, e que tem muito a acrescentar em seus conhecimentos. Eu estava com a intenção de também assistir as animações baseadas neste livro e contar para vocês o que achei, porém não consegui baixa-las pela internet. Vou procurar nas locadoras da minha cidade, qualquer coisa retorno em outro post para falar sobre.

Podem usar este conteúdo, mas não esqueçam dos créditos!


Você também poderá gostar:

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Parceiros

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.