Nome do livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Ano 1ª Publicação: 1945
Oi pessoal, hoje vamos falar de um livro que é considerado por muitos um clássico moderno. Escrito na época da Guerra Fria, é considerado até hoje uma das maiores fábulas sobre o poder. Para vocês entenderem melhor, vou contar um pouco sobre o que fala o livro.
Os animais da Granja do Solar estavam cansados de serem controlados pelos humanos e não suportavam mais aquela exploração toda. Havia um porco chamado Major, que morre bem no inicio do livro (não é spoiler), e ele tinha um desejo de revolução e revolta. Então os animais, inspirados por Major, resolvem acabar com o poder dos humanos. Após se rebelarem e tomar toda a fazenda para si, os animais instituem um sistema cooperativo e igualitário e tinham como lema a frase "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". Porém nem tudo é maravilhas, e os porcos (considerados os animais mais inteligentes) ficaram no poder, e ao passar do tempo começaram a ter privilégios e se opondo com a intenção inicial da revolta que era o sistema igualitário. Um dos mandamentos submetidos aos animais no inicio do livro é que "Todos os bichos são iguais", coisa que muda no decorrer da história, ficando "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros".
A história que Orwell nos conta é simples e de fácil compreendimento, porém o que deu sucesso ao livro não é a fábula ali retratada, e sim o que o livro nos leva a refletir. Fazendo uma crítica a ditadura stalinista, podemos ver muitos traços do que ocorreu na Revolução Russa. Como por exemplo, os porcos são os socialistas em geral. E também podemos similar alguns outros personagens à grandes nomes da Revolução Russa. Dei uma lida em alguns artigos na internet e fiz uma ligação dos personagens segundo minha interpretação, não sei se está totalmente correta, mas ficou assim:
O Major, o porco velho e que morre no inicio do livro como já citei, nos lembra Marx que tem um discurso alusivo sobre o socialismo, e no caso o personagem tem um discurso sobre o Animalismo. Major também pode ser Lênin que idealizou o inicio da Revolução Russa. Porém Major morre antes de a revolução acontecer e dois outros porcos toma frente que são Bola-de-Neve e Napoleão. O primeiro é idealista e inteligente como o Major e é comparado com Trotski. Já Napoleão é agressivo e egoísta, arma um golpe para expulsar Bola-de-Neve da fazenda, e ele pode ser comparado com Stalin que não seguia os ideais socialistas e tinha uma sede pelo poder. Esses são os principais personagens, mas não acaba por ai, ainda há muita representação da realidade no livro. Como os cachorros que representa os opressores (militares, força armada, etc), o Garganta representando o departamento de propaganda de Stalin, e os outros animais representando o tipo da população: Os inteligentes, os que só ouvem, os que obedecem tudo dito pelo "governo".
E o melhor de tudo é que no final do livro, vem com vários escritos que nos ajudam a compreender o livro e a crítica a ditadura Stalinista, mais especificamente posfácio e apêndice. George Orwell consegue fazer um final perfeito e que deixa muito conteúdo subentendido para ficarmos refletindo. Acho que não tinha outro jeito melhor de terminar este livro. Indico a todos que querem uma leitura rápida e fácil, e que tem muito a acrescentar em seus conhecimentos. Eu estava com a intenção de também assistir as animações baseadas neste livro e contar para vocês o que achei, porém não consegui baixa-las pela internet. Vou procurar nas locadoras da minha cidade, qualquer coisa retorno em outro post para falar sobre.
Podem usar este conteúdo, mas não esqueçam dos créditos!
38 comentários
Li esse livro há bastante tempo, eu tinha uns 14 ou 15 anos. Uma edição bem antiga, que minha mãe ganhou quando era universitária ainda. É realmente um ótimo livro, cheio de excelentes analogias. Tenho vontade de relê-lo e conferir outas obras de Orwell. Não sabia que tinha animações, só um filme que vi quando tinha uns 8 anos e não gostei porque não entendia as metáforas. [rs] Ótima resenha.
ResponderExcluirAbraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Oi Gabi, acredita que eu tentei achar esse filme de tudo, mas sempre que eu baixava vinha a animação no lugar do filme.
ExcluirTem que procurar por "Animal Farm 1999", assim diferencia da animação que é de 1954.
ExcluirAh sim, vou procurar Gabi. Obrigado!
ExcluirLi esse livro quando estava na faculdade. Meu professor de psicologia passou um trabalho referente a ele. Realmente o livro é muito bom, faz bastante analogia e é bem atual apesar de ser de 1945.
ResponderExcluirTive um problema sério com esse livro. Mesmo sabendo que é uma analogia, os personagens eram animais e quando se trata de sofrimento animal eu não consigo me controlar e choro compulsivamente...eheheh
A vontade de reler esse livro é grande, já que tem um bom tempo que o li, mas não consigo. Não consigo separar as imagens dos animais que surgem em minha mente conforme vou lendo...então, não dá pra ler novamente.
Quem não tem problemas com isso como eu, essa realmente é uma leitura bem recomendada.
Beijoka
http://minhacontracapa.com.br/
Pois é Thaisa, da muita dó dos animais mesmo haha
ExcluirAinda não li este livro, mas sempre tive vontade. Depois de ler a sua resenha, me deu ainda mais vontade. Vou procurar quando der, pois estou com muitos livros para ler, mas ele já está na lista. Ótima resenha ;)
ResponderExcluirhttp://refugiorustico.blogspot.com.br/
Leia mesmo Maria, indico muito!
ExcluirEu adoro esse livro!
ResponderExcluirLi a primeira vez pela escola, bem na época que estávamos estudando a revolução Russa, então foi um livro muito marcante pra mim, ao poder relacionar cada personagem com os grandes nomes que nós ouvimos falar por aí, como Totsky, Stalin e entre outros!
Foi um livro que me marcou muito, e é muito bom saber que as críticas continuam positivas! :)
quatro pernas bom, duas penas ruim :)
Um beijo Lara
http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/
Fico feliz que tenha gostado Lara.
ExcluirBjss
Esse é um livro que tenho bastante vontade de ler, mas ainda não achei uma edição que me agrade muito.
ResponderExcluirbjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Indico esta edição pois ela vem com um apêndice muito bom, com várias informações para acrescentar nosso conhecimento, e também a capa é bonita hahaha
ExcluirQuem diria hein??
ResponderExcluirJuro que olhando assim superficialmente, jamais imaginaria que o livro é tão rico em conhecimentos assim, juro que não estava nem um pouco interessada, mas como você disse que o livro é de fácil leitura fiquei com vontade de ler, nada como ler e aprender com um livro de fácil leitura, gostei da dica.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Oi Del, fico feliz que tenha gostado do livro.
ExcluirBjsss
Eu morro de vontade de ler ese livro, aliás, eu morro de vontade de ler qualquer coisa desse autor!
ResponderExcluirAs tramas dele são sempre muito interessantes e fazem críticas sociais, algo que me atrai.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Concordo, foi essa característica dele que também me chamou atenção.
ExcluirApesar de ser considerado um clássico é um livro que não tenho nenhuma vontade de ler. Alias acho que não me interesso pelos livros do autor.
ResponderExcluirBlog Prefácio
É uma pena, são ótimos livros ):
ExcluirTenho muita vontade de ler este livro, assim como você penso que vou gostar e muito.
ResponderExcluirAté mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Quando ler, me conta o que acho.
ExcluirOi Filipe, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi o filme faz umas duas semanas haha Eu adorei! Vale super a pena você baixar, ou assista mesmo online no youtube. George Orwell virou um clássico mesmo, a genialidade do autor é impressionante! Não que eu já tenha lido o livro haha Mas quero muito! Ótima resenha.
Beijos
http://www.estantedasfadas.com.br/
Oi Carol, obrigado! Irei procurar o filme mesmo. Bjss
ExcluirDo George Orwell, só li 1984. Ele tem em comum o fato de também deixar conteúdo subentendido para ficarmos refletindo. Curti a resenha, quero ler esse livro também!!!! =)
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Este é muito bom, agora quero conferir o 1984 hahaha
ExcluirNão li nada do autor ainda, acredita? Pois é, eu sou uma merda para os livros dele. Confesso!
ResponderExcluirPeguei a revolução várias vezes, mas realmente nem tentei começar a ler. Ouvi algumas críticas ruins acerca do livro e me deixei levar por elas- porcamente, admito.
Essa capacidade que os livros tem de nos ligar de forma simples a coisas complexas é fantástica! E ele usa isso de um jeito leve, quando vem com a fábula por trás.
Vou ver se tomo vergonha na cara e compro. Resenha maravilhosa!!
bjus
terradecarol.blogspot.com
Oi Caol, obrigado haha espero que consiga ler haha
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha vontade de ler o livro, após ler sua resenha então nem se fala!!
Tenha certeza de que este livro será acrescentado na minha lista de livros a comprar! Haha
Muito legal seu blog e já estou seguindo!
Abraços
http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/
Obrigado Guilherme haha
ExcluirOI Filipe este livro e 1984 esta na minha lista a um tempo, mas nunca tive a oportunidade de compra-los =/
ResponderExcluirAmei sua resenha e quão detalhada e sincera ela é. Preciso ler ele ainda este semestre!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Joi, fico feliz que tenha gostado. Tente ler, indico muito.
ExcluirFilipe! Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas nunca compro. Nesse fim de semana vou tentar comprar e ler nas férias.
ResponderExcluirAbraço,
leemporai.blogspot.com
Boa leitura! Abraços.
ExcluirFilipe, estou conhecendo o seu blog agora e não podia encontrar resenha mais perfeita! :O Eu ainda não li "A Revolução dos Bichos", (só li "1984" do Orwell e recomendo muito) mas já vi algumas resenhas pela blogosfera e a sua é de longe a melhor que eu encontrei, adorei você ter falado das comparações históricas! Parabéns!
ResponderExcluirE amei aqui, já estou seguindo! Beijos!
bibliophiliarium.com
Oi Tici, muito obrigado. Estarei retribuindo.
ExcluirOi Filipe!!! Menino que resenha perfeita!! Estou babando aqui...
ResponderExcluirEu não li o livro ainda, e nunca havia lido uma resenha que tivesse despertado o meu interesse em lê-lo. E a sua conseguiu.
Beijos,
aculpaedosleitores.blogspot.com.br
Fico feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse na obra, abraços!
ExcluirOi Filipe!
ResponderExcluirNunca ter lido Geroge Orwell é uma falha gravíssima do meu currículo como leitora, rsrs. Sempre vejo comentários maravilhosos sobre seus livros e as reflexões que eles provocam. Confesso porém que antes de ler "A Revolução dos Bichos" quero conferir "1984".
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com
Ainda não li 1984 mas ouvi falar que também é um ótimo livro. Boa leitura.
Excluir