O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

segunda-feira, maio 12, 2014

Nome do livro: O Lado Bom da Vida
Série: -
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca 
Páginas: 256
Lançamento: 2013

Sinopse:       
      Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 


          Colocando as resenhas em dia, hoje venho falar de um livro que eu li no inicio do ano e que gostei bastante. Até pensei em não escrever sobre ele, porém O Lado Bom da Vida é um livro muito popular e um excelente stand alone da literatura. Com uma escrita fácil e envolvente (características comuns em livros escrito em primeira pessoa), Matthew Quick nos leva a conhecer um personagem muito carismático e que nos conquista desde a primeira página. Ao ler o livro e acompanhar tudo segundo a visão do protagonista Pat, podemos perceber claramente o distúrbio mental que ele sofre. O autor trabalha muito bem com isso, que reflete nas atitudes de Pat Peoples. Atitudes que não fazem jus aos seus 30 anos, ao ler parece mesmo que Pat tem uns 15 anos de idade.


           Como tem bastante tempo que eu li, não sei de fato se de tem alguma coisa que me incomodou no livro, pois gostei totalmente do enredo e do desenrolar dos fatos, mesmo as vezes sendo um pouco repetitivo. Matthew consegue trabalhar muito bem com seus personagens, e fez com que eu gostasse de todos, extremamente todos. Tiffany e seu jeito maluco, engraçado e protetor, é sem dúvida minha personagem preferida. Também tem a mãe de Pat, Jeanie, que foi muito batalhadora durante todo o filme, sofreu bastante mas conseguiu tirar seu filho do "lugar ruim" e dar uma vida melhor para ele. E Dr. Cliff sempre acompanhando o tratamento psicológico de Pat. Esses foram os personagens que mais se destacaram, tirando o irmão e o pai de Pat. Já falando do pai do Pat, muitas pessoas e críticas declaram que ele é o principal "vilão" da história, mas não vejo isso. Vejo que ele é apenas mais uma barreira que Pat deve enfrentar, pois no fundo ele sabe que seu pai o ama. Refletindo o livro, percebo que não temos uma pessoa sendo a vilã da história, acho que o grande vilão é o próprio Pat, ou melhor dizendo, sua doença mental. Pois ela que faz todas as coisas ruins acontecerem e ela é o principal desafio de Pat.

            O final me deixou um pouco surpreso por mais que já esperasse por aquilo, e também terminou com um gostinho de quero mais. O que mais me conquistou neste livro é a simplicidade com que ele foi escrito, desenvolvido e produzido. Desde os trabalhos do autor até as finalizações da editora. A capa é perfeita e diz muito sobre a história, tem tudo a ver com o livro, está incrível. Capítulos bem desenvolvidos, curtos e separados sem nenhum problema. Não vejo motivos para alguém odiar este livro, sendo que passa uma mensagem tão bonita, que devemos enxergar a vida de outra forma, por mais que esteja tudo escuro, triste e difícil, devemos ver o lado bom das coisas para encontrar a felicidade. Sem dúvidas dou 5 estrelas para esse livro e fico na vontade da releitura, que com certeza vai acontecer.

Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando. Pág. 20



Você também poderá gostar:

38 comentários

  1. Olha sua resenha me chamou bastante atenção e me deixou bem curiosa, porque a poucos dias eu comprei o meu livro O LADO BOM DA VIDA e estou naqueles tempos de ler algo mais leve e reflexivo sabe? Por isso minha compra. Eu gostei muito de tudo que vc falou da história e espero poder gostar bastante também. Achei linda as fotos que vc tirou do livro. Ficou muito bacana =]

    Comprei o filme também que assisti na verdade picado. Quero ler pra ver o filme também, porque deve ser muito bacana. Enfim...

    Se cuida e fica com Deus e mais uma vez PARABENS

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvana, muito obrigado.
      Eu assisti o filme também, mas não citei nada. O filme é um pouco diferente do livro, acho que tentaram levar o filme mais pra um lado comédia romântica, entende? Mas o filme também é bom, só não relacionar com o livro...
      Com Deus tb! Bjs...

      Excluir
  2. Oi
    curti a resenha, li esse livro a um tempinho e gostei muito dele, uma leitura gostosa de se fazer, mais eu nem gostei muito do filme, o livro é muito bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, também não gostei muito do filme não.

      Excluir
  3. eu vi o filme, e fiquei curiosa com o livro, mesmo achando que tanto o filme, quanto o alarde feito para ele um pouco exagerados!
    gostei da resenha! quem sabe eu não me animo?!

    um beeijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anima sim Lara, é uma excelente leitura.

      Excluir
  4. Estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não consegui tempo para lê-lo..
    Estou pretendendo ler ele ainda esse ano, tenho lido críticas muito boas a respeito dele, por isso corri e comprei logo o meu, agora só falta ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Del ele é bem simples e uma leitura rápida. Com certeza você le com menos de uma semana. Espero que goste. Bjss

      Excluir
  5. Eu odeio esse livro, simples assim..
    Foi uma leitura arrastada e que eu só terminei para poder assistiu ao filme, que é outra porcaria.
    Muitas pessoas, como você, curtiram ele. Eu fico feliz com isso, porque dai vejo que o problema foi só comigo e não com o livro em si =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreeh! Nossa sério que não gostou? Primeira pessoa que eu vejo falar assim...
      Mas cada um tem seu gosto diferente né? rsrs
      Bjãoo

      Excluir
  6. Amo esse livro! Uma das minhas melhores leituras do ano passado. É de um simplicidade profunda inigualável. Fico feliz de ver que gostou tanto quanto eu. Certamente todos deveriam ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabi, fico feliz que tenha gostado.
      Abraços.

      Excluir
  7. Olá, Filipe! Adorei a dica... Só li um livro desse escritor e gostei bastante.
    Já estou seguindo seu blog...
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu li e amei! O Pat é um exemplo de personagem, sempre para frente. Ambicioso, nunca desiste do sonho de se casar novamente com sua ex, Nicki. Amei demais o relacionamento dele com a Tiffany!

    Amei o jeito que o livro foi escrito, ás vezes eu me confundia, pois a linguagem era bem jovial, e isso eu amei. O final eu fiquei de boca aberta. Principalmente porque desde o inicio do livro já sabemos o que aconteceu para o Pat estar morando com os seus pais, mas fiquei com muita raiva da Nicki, porém fiquei feliz pela Tiffany e ele.

    Abraços,
    Ser Pedro ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o final surpreendeu todo mundo. Também fiquei com ódio da Nikki. Kkkk Fico feliz que tenha gostado do livro. abraços

      Excluir
  9. Olá Felipe!

    Li O Lado Bom da Vida esse mês e gostei muito do livro. Pat é aquele personagem que conquista o leitor, adorei o modo dele de ver as coisas. Emprestei para uma amiga recentemente e ela está odiando o livro rs' Acho que vai de cada um mesmo.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poise, este livro divide muitas opiniões. haha Beijo.

      Excluir
  10. Esse é um dos meus livros favoritos SEM NENHUMA DÚVIDA. Sério. Eu amo esse livro como se fosse um bebê.
    Eu tinha assistido primeiro ao filme e amado, daí eu li o livro ano passado e amei mais ainda a história. OPat é uma lindeza de personagem <33

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, também é um dos meus favoritos. Eu fiz o contrário de você, primeiro li o livro e só depois assisti o filme.

      Excluir
  11. Eu gostei muito do livro e virei fã do autor. A forma como ele escreve é genial. Contar uma história assim e fazer ela se tornar o que tornou, são poucos que conseguem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, quero muito ler outra obra deste autor.

      Excluir
  12. Oie! Já vi o filme e gostei bastante, a forma como é abordada alguns assuntos é muito interessante, estou com o livro a um tempo na prateleira mas nunca li.

    Depois de sua resenha pretendo tirar do atraso esta leitura ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Joi, o livro é infinitamente melhor que o filme (sempre é assim né? rsrs).

      Excluir
  13. Olá Filipe, tudo bom? Depois que li sua resenha, tive um pouco de curiosidade para ler esse livro. Estou seguindo seu blog, ficaria muito feliz se você fizesse uma visitinha no meu e, se gostar, o seguir. Abraços =)

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eva, estarei visitando sim. Abraços!

      Excluir
  14. Oi Filipe, apesar da sua resenha excelente não tenho curiosidade sobre esse título. Já vi o filme, que me desapontou bastante, não por ser ruim, mas por não merecer o tanto de indicações ao oscar que ganhou. Mas valeu pela dica!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não achei que o filme esta com essa bola toda hahaha

      Excluir
  15. Sempre tive vontade de ler esse livro, principalmente porque ele fala sobre distúrbios e tal e eu simplesmente adoro esse tipo de assunto. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas assim que puder ele entra na minha lista =D

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma temática bem interessante mesmo, indico muito.

      Excluir
  16. Essa mensagem que você disse que o livro passa, de que sempre devemos enxergar o lado bom das coisas para alcançar a felicidade, é super válida e me lembrou o quanto eu amo a Pollyana e seu jogo do contente! rs... Aparentemente, concordo com você, não consigo entender porque alguém odiaria esse livro. Mas ainda não li, então vou esperar pra formar minha opinião... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Ju, quando ler vem aqui e me conta o que achou haha

      Excluir
  17. Este livro já está na minha lista de desejados a muito tempo, e até hoje não sei porque ainda não comprei, já que é tão baratinho e todo mundo fala bem. Gostei muito da sua resenha, apenas aumentou minha vontade de lê-lo. Boa sorte com o blog.

    Iuri Rodrigues | {escrevendoVento}
    http://escrevendovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois compre e leia, indico muito. Valeuuu!

      Excluir
  18. Livro maravilhoso. Uma das minhas melhores leituras de 2013. Recomendo a todos.

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ahhh eu realmente me apaixonei por esse livro...
    Apesar de ler muitas críticas sobre, ele conseguiu me fazer olhar o lado bom da vida.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro passa ensinamentos muito bacana, basta saber interpretar.

      Excluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.